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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114700
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dc.contributor.authorManzini, Eduardo José-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:23Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:43Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:23Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/2150-
dc.identifier.citationEducação e Fronteiras, v. 2, n. 5, p. 98-113, 2012.-
dc.identifier.issn1982-6273-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114700-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114700-
dc.description.abstractDue to the process of educational inclusion, it is necessary for the teacher who works with disabled students to acknowledge and master the resources of assistive technology equipment available in Brazil. The objective was to identify the presence of these resources at school and evaluate, having the teacher as the evaluator, the conditions of dealing with the Assistive Technology resources and equipment. The sample consisted of 14 teachers who work in the Resources Multifunction Classroom and 18 regular classroom teachers who have disabled students enrolled in their classrooms. Data collection was performed through the TAE Questionnaire - Assistive Technology for Education. The data collection was performance in groups during the training course sponsored by the Education Department of Rondonópolis as part of the Program of Continuing Education Training for Managers and Educators - Inclusive Education: The Right to Diversity. The questionnaire data indicated differences between the two groups mentioned. The teachers of the Resource Classes indicated that Assistive Technology resources are now being introducing at schools and that over 50% of this group understand the resources presented on the questionnaire. Most of the regular classroom teachers is still unaware of the Assistive Technology resources and equipment. Regarding the dealing of these resources the group of teachers from the multifunctional classroom is better prepared to use this technology. The data suggest the need for investment in acquisition and training of teachers in relation to Assistive Technology resources.en
dc.description.abstractCom o processo de inclusão educacional será necessário que o professor, que trabalha com alunos com deficiência, conheça e domine os recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis no mercado brasileiro. Assim, objetivou-se identificar a presença desses recursos na escola e avaliar, tendo como avaliador o próprio professor, as condições de domínio de recursos e equipamentos de Tecnologia Assistiva. A amostra foi composta por 14 professores que trabalham em sala de Recursos Multifuncionais e 18 professores do ensino comum que possuem matriculados, em suas salas, alunos com deficiência. A coleta de dados foi realizada por meio do Questionário TAE – Tecnologia Assistiva para Educação. A aplicação foi realizada em grupo durante curso de capacitação promovido pela Secretaria de Educação de Rondonópolis como parte do Programa de Formação Continuada de Gestores e Educadores – Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Os dados do questionário indicaram diferenças entre os dois grupos citados. Os professores das Salas de Recurso Multifuncionais indicaram que os recursos de Tecnologia Assistiva estão chegando à escola e que mais de 50% desse grupo conhece os recursos apresentados do questionário. O grupo de professores da sala comum ainda desconhece, na maioria, os recursos de Tecnologia Assistiva. Em relação ao domínio desses recursos, o grupo de professores da sala multifuncional está mais bem preparado para utilizar essa tecnologia. Os dados sugerem a necessidade de investimento para aquisição e treinamento dos professores em relação aos recursos de Tecnologia Assistiva.pt
dc.description.abstractCon el proceso de inclusión educativa es necesario que el maestro, que trabaja con alumnos con discapacidad, aprender y dominar los recursos de Ayudas Técnicas en el mercado brasileño. El objetivo fue identificar la presencia de estos recursos en la escuela y evaluar, con el maestro del propio evaluador, las condiciones de los recursos de campo y equipo de Ayudas Técnicas. La muestra estuvo constituida por 14 profesores que trabajan en el sala de Recursos de Multifunción y 18 maestros de escuelas comunes que se han inscrito en sus aulas, los estudiantes con discapacidades. Los datos fueron recolectados por medio de la TAE Cuestionario - Ayudas Técnicas para la Educación. La Recopilación de datos se realizó en grupos durante el curso de capacitación auspiciado por el Departamento de Educación de Rondonópolis con parte del Programa de Educación Continua capacitación de gerentes y educadores - Educación Inclusiva: El derecho a la diversidad. Los datos del cuestionario indicaron diferencias entre los dos grupos mencionados. Los maestros de las clases multifunción Recurso indicó que los recursos de Ayudas Técnicas están viniendo a la escuela y que más del 50% de este grupo de conocer las apelaciones del cuestionario. El grupo de profesores de sala común desconoce, en la mayoría, recursos y equipos de Ayudas Técnicas. En relación con estos recursos, el grupo de profesores de la Sala Multifuncional está mejor preparada para utilizar esta tecnología. Los datos sugieren la necesidad de inversión para la adquisición y formación de los profesores en relación con los recursos de Ayudas Técnicas.es
dc.format.extent98-113-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjecteducação especialpt
dc.subjecttecnologia assistivapt
dc.subjectFormação de Professorespt
dc.titleFormação do professor para trabalhar com recursos de tecnologia assistiva: um estudo de caso em Mato Grossopt
dc.title.alternativeRecursos de formación docente para trabajar con Ayudas Técnicas: un estudio de caso en Mato Grossoes
dc.title.alternativeTeacher training for working with Assistive Technology Resources: a case study in Mato Grossoen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN19826273-2012-02-05-98-113.pdf-
dc.relation.ispartofEducação e Fronteiras-
dc.identifier.lattes9155295594995876-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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