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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114718
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dc.contributor.authorBataglia, Patrícia Unger Raphael-
dc.contributor.authorBortolanza, Marcia Regina-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:24Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:45Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:24Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:45Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/2807-
dc.identifier.citationPsicologia: Teoria e Prática, v. 14, n. 2, p. 126-140, 2012.-
dc.identifier.issn1516-3687-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114718-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114718-
dc.description.abstractThis article depicts the influence of academic environment on the concepts of morality and ethics in Psychology students. It is assumed that this environment should provide opportunities for students to realize their professional demands reflection. In order to ascertain whether the concepts of morality and ethics in the work of a psychologist vary and how students perceive the opportunities for taking responsibility and reflection directed along the course, students from the first and last years of psychology were asked to respond two questionnaires: an evaluation of the academic environment and another on the concepts of morals and ethics. The instruments were analyzed separately and then crossed. Some results: students do not realize many opportunities for meeting responsibility and reflection addressed during training and concepts of morality and ethics presented by the students are bound to the rules and code of ethics.en
dc.description.abstractEste artigo trata da influência do ambiente acadêmico nos conceitos de moral e ética em alunos de psicologia. Esse ambiente deve proporcionar oportunidades para que o aluno perceba que sua atuação profissional demanda reflexão. Com o objetivo de verificar se os conceitos de moral e ética, na atuação do psicólogo, variam e como os alunos concebem as oportunidades de assunção de responsabilidade e de reflexão dirigida ao longo do curso, foram convidados estudantes de primeiro e último anos de psicologia a responder a dois questionários: um de avaliação do ambiente acadêmico e outro sobre conceitos de moral e ética. Os instrumentos foram analisados separadamente e de modo cruzado. Alguns resultados foram: os alunos não percebem muitas oportunidades de assunção de responsabilidade e reflexão dirigida, durante a formação, e os conceitos de moral e ética apresentados pelos alunos são, indistintamente, ligados a regras e ao código de ética.pt
dc.description.abstractEste artículo trata de la influencia del ambiente académico sobre los conceptos de moral y ética en alumnos de psicología. Este ambiente debe proporcionar oportunidades para que el alumno se dé cuenta que su actuación profesional demanda reflexión. Para verificar si los conceptos de moral y ética en la actuación del psicólogo varían y como los alumnos conciben las oportunidades de asunción de responsabilidad y de reflexión dirigida a lo largo del curso, estudiantes de primero y último año de psicología responderán dos cuestionarios: uno de evaluación del ambiente académico y otro en relación a los conceptos de moral y ética. Los instrumentos fueron analizados por separado y de forma cruzada. Algunos resultados: los alumnos no perciben muchas oportunidades de asunción de responsabilidad y reflexión dirigida durante lo curso y los conceptos de moral y ética presentados por los alumnos son indistintamente ligados a reglas y al código de ética.es
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent126-140-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectambiente acadêmicopt
dc.subjectmoralpt
dc.subjectética profissionalpt
dc.titleFormação profissional e conceitos de moral e ética em estudantes de psicologiapt
dc.title.alternativeFormación Profesional y los conceptos de la moral y la ética en los estudiantes de psicologíaes
dc.title.alternativeProfessional Education and concepts of moral and ethics in psychology sen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Cidade Universitária, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Cidade Universitária, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofPsicologia: Teoria e Prática-
dc.identifier.lattes4823936738852264-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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