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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114730
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dc.contributor.authorVieira, Noemia Ramos-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:47Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:25Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/2301-
dc.identifier.citationRevista Formação, v. v.1, n.20, p. 21-37, 2013.-
dc.identifier.issn2178-7298-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114730-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114730-
dc.description.abstractThe school geographic knowledge must remain in line with theoretical advances produced by academic geographical knowledge. This is important for guarantee much better quality of education which is offered in schools. In this context, there are some important questions: do the teaching manual of geography for the basic level are updated according to the geographical knowledge produced by academia? Do the teachers of Geography in the basic education level have accompanied the theoretical and methodological innovations produced recently by geographical science? Through a research conducted with 51 teachers of Geography, who working in public schools in Marília, and after an analysis of geographic knowledge transmitted by textbooks used in most schools, the goal of this paper is to present some response to these questions. The research with teachers and the analysis of the contents of the textbooks were guided by one principal issue: the meaning of region.en
dc.description.abstractO saber geográfico escolar deve manter-se sintonizado com os avanços e inovações teórico-metodológicas ocorridas com o saber geográfico acadêmico. Se isso não acontece tem-se instalado um desencontro teórico-metodológico entre um e o outro. Fato que compromete a qualidade do ensino oferecido nas escolas. A partir desse pressuposto alguns questionamentos são pertinentes: Será que os materiais didáticos, os quais têm a função de colocar o aluno em contato com o saber geográfico, estão atualizados de acordo com o conhecimento geográfico produzido na academia? E os professores que atuam no ensino básico têm acompanhado as inovações teórico-metodológicas sofridas, nos últimos anos, pela ciência geográfica e as tem implantado junto aos alunos? A partir de entrevistas com 51 professores de Geografia das escolas estaduais do perímetro urbano de Marília e da análise da natureza teórico-metodológica do conhecimento geográfico veiculado pelos livros didáticos mais utilizados nas escolas, obtiveram-se alguns esclarecimentos para estes questionamentos. As entrevistas e a análise do conteúdo dos livros didáticos foram norteadas por questionamentos a respeito do significado de região.pt
dc.description.abstractEl conocimiento geográfico en la escuela debe permanecer en sintonía con los avances teóricos que ocurren con el conocimientos geográficos académico para garantizar la calidad de la educación que se ofrece en las escuelas Esto lleva a algunas preguntas: ¿Los materiales educativos para la enseñanza de la geografía básica se actualizan de acuerdo con el conocimiento geográfico producido en el mundo académico? ¿Los maestros de Geografía en la educación básica han acompañado a las innovaciones teóricas y metodológicas sufrido recientemente por la ciencia geográfica? Este texto tiene por objeto ofrecer algunas respuestas a estas preguntas. Se presentan los resultados de una investigación realizada con 51 profesores de geografía en las escuelas públicas en Marilia y un análisis de los conocimientos geográficos transmitido por la mayoría de libros didácticos utilizados en las escuelas. Entrevistas y análisis de contenido de libros didácticos fueron guiados por preguntas sobre el significado de región.es
dc.format.extent21-37-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.titleO conceito de região e o ensino de Geografia: desencontros entre o saber escolar e o saber acadêmicopt
dc.title.alternativeEl concepto de la region y el conocimiento geográfico en la escuela: distancias entre conocimiento científico y conocimiento producido en la escuelaes
dc.title.alternativeThe concept of region and teaching geography: distances between academic geographical knowledge and the school geographical knowledgeen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzy Filho, 737, Mirante, CEP 17525000, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzy Filho, 737, Mirante, CEP 17525000, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN21787298-2013-01-20-21-37.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Formação-
dc.identifier.lattes5587286962659763-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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