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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114748
Título: 
Escrita e Síndrome de Down
Título alternativo: 
Writing and Dow’s Syndrome
Autor(es): 
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1982-5587
Resumo: 
  • The project, developed at the Health and Education Studies´ Center, in the Unity of the Science and Philosophy’s College, UNESP, Marilia´s campus, had as goal the development of a study about the appropriation of writing by children with Down ’s syndrome. Five children, from 10 to 13 years old, on different situations of scholar levels, were took part in the project. As research procedure, it was developed weekly pedagogical interventions, based on HistoricalCultural Theory. At the beginning, the group presented different dimensions of approximation with the writing universe. It was observed advances on the graphic representation and on the individual trials of writing. Two childrens began to build small texts, one of the children is on the beginning of the alphabetic writing and two other children continue to present difficulties, getting close of the writing in a very not confortable way, stuck on the scholar formality and a direct mediation to the words constitution is needed.
  • O projeto, desenvolvido no Centro de Estudos de Educação e Saúde, Unidade Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília – SP, teve como objetivo realizar um estudo sobre a apropriação da escrita por crianças com Síndrome de Down. Foram participantes do projeto 5 crianças, na faixa etária de 10 a 13 anos de idade, em diferentes situações de escolarização. Como procedimento de pesquisa, foram realizadas intervenções pedagógicas semanais, com base na Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente, o grupo apresentava dimensões diferenciadas de aproximação com o universo escrito. Foram observados avanços nas representações gráficas e nas tentativas individuais de escrita. Dois alunos passaram a construir pequenos textos, um se encontra no início da escrita alfabética e dois continuaram a apresentar dificuldades, aproximando-se da escrita de forma muito tímida, presos à formalidade escolar e necessitando de uma mediação direta para a constituição das palavras.
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 5, n. 1, p. 1-11, 2010.
Duração: 
1-11
Palavras-chaves: 
  • escrita
  • deficiencia intelectual
  • aprendizagem
Fonte: 
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3706
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114748
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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