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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114768
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dc.contributor.authorBrocanelli, Cláudio Roberto-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:52Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:27Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:52Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5747/ch.2012.v09.n1.h116-
dc.identifier.citationColloquium Humanarum, v. 9, n. 1, p. 43-61, 2012.-
dc.identifier.issn1809-8207-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114768-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114768-
dc.description.abstractThe following article has as the main concern and tendency to think and offer some ideas on the Teaching of Philosophy in Brazil and historically conceptions constructed about the philosophy, this constituting itself a challenge to Brazilian education and the formation of people. It is pertinent to the conciliation in the Teaching of Philosophy, from the History of Philosophy, the philosophize and not to join immediately to philosophical systems and their conceptions, but that is structured from the real problems of each situation and experienced in education space and society in general as an macrostructure that requires reflection about your problems. Note that, during the 500 years of education in Brazil, especially in this aspect of Teaching Philosophy characteristics with respect to the concerns and the philosophical problems have been modified, initially, a more obedient to the rules, passing, sometime later, the valorization of polemic and, finally, the systematization of reality and reflection of the real problems faced by a society such as the Brazilian. In this sense, it is proposed to understand and analyze the Teaching of Philosophy in both, the primary and secondary education and, especially, in the university.en
dc.description.abstractO artigo a seguir tem como principal tendência e preocupação pensar e oferecer algumas ideias sobre o Ensino de Filosofia no Brasil e as concepções historicamente construídas sobre o filosofar, este se constituindo em desafio à educação brasileira e à formação das pessoas. É pertinente a conciliação, no Ensino da Filosofia, entre a História da Filosofia e o filosofar que não se filie imediatamente aos sistemas filosóficos e suas concepções, mas que se estruture a partir de problemas reais de cada situação e espaço vivenciado na educação e na sociedade em geral como uma macro-estrutura que necessita de reflexões acerca de seus problemas. Nota-se que, durante os 500 anos de educação no Brasil, especialmente nesse aspecto do Ensino de Filosofia, as características com relação às preocupações e os problemas filosóficos foram se modificando; inicialmente, uma discussão mais obediente às regras, passando, tempos depois, à valorização da polêmica e, por fim, à sistematização da realidade e à reflexão dos problemas reais enfrentados como sociedade brasileira. Nesse sentido, propõe-se perceber e analisar o Ensino de Filosofia tanto na educação fundamental e média como, e principalmente, na universidade.pt
dc.format.extent43-61-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino de Filosofiapt
dc.subjectFilosofiapt
dc.titleO ensino de Filosofia no Brasil: história e perspectivas para o filosofarpt
dc.title.alternativeThe teaching of Philosophy in Brazil: history and prospects for the 'philosophy'en
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Acapulco, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespDocente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar - Filosofia da Educação – UNESP – Marília-
dc.identifier.doi10.5747/ch.2012.v09.n1.h116-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.relation.ispartofColloquium Humanarum-
dc.identifier.lattes2191863873314415-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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