You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrocanelli, Cláudio Roberto-
dc.contributor.authorSabia, Cláudia Pereira de Pádua-
dc.contributor.authorDátilo, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:52Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:27Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacao/article/viewArticle/2005-
dc.identifier.citationComunicações, v. 21, n. 2, p. 17-32, 2014.-
dc.identifier.issn0104-8481-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114769-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114769-
dc.description.abstractThis paper is part of an extension project titled “The implementation of the School Development Plan in public schools of São Paulo: contradictions and implications for the educational management practice”. The School Development Plan is a program supported by the Ministry of Education through the National Fund for Education Development. Since 2010, it has been directed to state and local public schools that have not reached the goals set by the Basic Education Development Index. This research has been conducted in four public schools of an inner city of São Paulo since April 2011, in which the School Development Plan is being implemented. The objective of this study is to analyze the teachers’ concepts of learning assessment and identify the instruments used for such assessment and when they are used. The research made use of a qualitative approach. The study is based on literature review and data collected through questionnaires completed by teachers. We consider the importance of teachers monitoring the whole teaching and learning process and not only the results. However, public policies stimulate final results; thus, the study points out that teachers perform a checking, not an assessment, since there is no decision making. It is crucial to join quantity and quality when performing an assessment that diagnoses and values students and their effective learning.en
dc.description.abstractOs autores deste estudo fazem parte de um projeto de extensão intitulado “A implantação do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE na rede pública paulista: implicações e contradições para a prática da gestão educacional”. O PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola é um programa financiado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. A partir do ano de 2010, este programa foi direcionado para as escolas públicas estaduais e municipais que não atingiram as metas definidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A pesquisa está sendo realizada em quatro escolas públicas estaduais da região de Marília, estado de São Paulo, desde abril de 2011, nas quais está sendo implementado o PDE. Além de visitas nas referidas escolas, solicitando seus documentos (PDE e Projeto Político-Pedagógico – PPP), foi construído um grupo composto pelos diretores dessas escolas, alguns supervisores de ensino da Diretoria de Ensino de Marília, docentes e discentes (Bolsitas) da UNESP para que sejam estudadas as concepções de gestão do PDE e PPP, além de outros assuntos relacionados. As reuniões ocorrem quinzenalmente na Universidade e, algumas vezes, na Diretoria de Ensino. Em decorrência dessa pesquisa sobre o PDE, os diretores levantaram a necessidade de nossa colaboração para atividade de intervenção com os docentes das escolas pesquisadas sobre o tema avaliação da aprendizagem. O objetivo deste estudo é analisar as concepções de avaliação da aprendizagem dos professores, identificar os instrumentos de avaliação utilizados pelos mesmos e em que momentos estes instrumentos são utilizados. A pesquisa está sendo desenvolvida em uma abordagem qualitativa. O estudo utiliza a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados através de questionário respondido pelos docentes. Os resultados levantados apontam para o (des) conhecimento dos professores sobre a evolução das concepções de avaliação da aprendizagem, entre outros aspectos.pt
dc.description.abstractEste artículo forma parte del proyecto de extensión “La implementación del Plan de Desarrollo Escolar en las escuelas públicas del estado: implicaciones y contradicciones para la práctica de la gestión educativa.” El Plan de Desarrollo de la Escuela es un programa financiado por el Ministerio de Educación, a través del Fondo Nacional para el Desarrollo de la Educación. Desde 2010, este programa fue dirigido a las escuelas públicas estatales y locales que no han alcanzado los objetivos fijados por el Índice de Desarrollo de la Educación Básica. La investigación se realizó en cuatro escuelas públicas en una ciudad en el estado de Sao Paulo desde abril de 2011, en el que el Plan de Desarrollo de la Escuela se está aplicando. El objetivo de este estudio es analizar las concepciones de la evaluación del aprendizaje de los maestros de estas escuelas, identificar los instrumentos de evaluación utilizados y en qué momento se utilizan estos instrumentos. La investigación se desarrolla en un enfoque cualitativo. El estudio utiliza revisión bibliográfica y la recopilación de datos es a través de cuestionarios completados por los profesores. Consideramos la importancia del acompañamiento de los profesores de todo el proceso de enseñanza y aprendizaje y no sólo los resultados. Sin embargo, las políticas públicas estimulan los resultados finales; por lo tanto, los datos apuntan a los profesores que llevan a cabo el control, no la evaluación, ya que no hay toma de decisiones. Sería esencial combinar cantidad y calidad en la búsqueda de una evaluación que tenga una función de diagnóstico, de valoración del estudiante y su aprendizaje efectivo.es
dc.format.extent17-32-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt
dc.subjectConcepção de Avaliaçãopt
dc.subjectAvaliação de Larga Escalapt
dc.subjectPlano de Desenvolvimento da Escola - PDEpt
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.titleO (des)conhecimento do professor sobre a avaliação e o plano de desenvolvimento da escolapt
dc.title.alternativeThe teacher’s (un)knowledge of assessment and the School Development Planen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higyno Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Administração e Supervisão Escolar – Campus Marília-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Psicologia da Educação - Campus de Marília-
dc.identifier.doi10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p17-32-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN01048481-2014-21-02-17-32.pdf-
dc.relation.ispartofComunicações-
dc.identifier.lattes6537653618652935-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.