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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114772
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dc.contributor.authorNovelli, Pedro Geraldo Aparecido-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:52Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:27Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:52Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/7359-
dc.identifier.citationVeritas, v. 55, n. 3, p. 9-28, 2010.-
dc.identifier.issn0042-3955-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114772-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114772-
dc.description.abstractHegel stresses in his “Philosophy of Right” that the intention of the text is to offer elemnts in order to reckon a State as such and not to say how it should be. One of these elements is that the State founds and sustains the moments that precede and constitute it. In this way the family as much as the bourgeois civil society have their basis in something that results from them, i.e., the State but according to Hegel this result is already present at the very beginning of both family and the bourgeois civil society. The State promotes the overcoming of both of them. The aim of this essay is to consider the relationship between the State and the bourgeois civil society trying mainly to show how Hegel understands the bourgeois civil society and also identifying the perils for a State in the hands of the bourfeois civil society. For Hegel the greatest peril is the submission of the State to the interst as something of the common interest to the interest as common and to assume it as the rule for life within it.en
dc.description.abstractHegel afirma em seus “Princípios da Filosofia do Direito” que a intenção desse texto é fornecer elementos para que um Estado possa ser reconhecido enquanto tal e não dizer como um Estado deve ser. Um dos elementos que permitem o reconhecimento de um Estado é que este funda e fundamenta os momentos que o constituem e que o precedem. Assim, tanto a família quanto a sociedade civil-burguesa têm sua sustentação no que resulta delas, mas que, segundo Hegel, já se encontra na formação de cada uma delas, ou seja, no Estado que promove a suprassunção de uma e de outra em si. O objeto do presente artigo é examinar em especial a relação entre o Estado e a sociedade civil-burguesa principalmente no que diz respeito à caracterização dada por Hegel à mesma sociedade civil-burguesa e aos perigos envolvidos na determinação do Estado pela mesma sociedade civil-burguesa. De acordo com Hegel o maior perigo se dá com a submissão do interesse comum ao interesse.pt
dc.format.extent9-28-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEstadopt
dc.subjectHegelpt
dc.subjectSociedadept
dc.titleO Estado como verdade da sociedade civilpt
dc.title.alternativeThe State as a Truth of Civil Societyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Unesp - Campus de Marilia, Mirante, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespProfessor Assistente Doutor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu, SP, Brasil.-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN00423955-2010-55-03-09-28.pdf-
dc.relation.ispartofVeritas-
dc.identifier.lattes2888262006746106-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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