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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114804
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dc.contributor.authorMartins, Clélia Aparecida-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:29Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:17:56Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:29Z-
dc.date.available2016-10-25T20:17:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://www.sociedadekant.org/studiakantiana/index.php/sk/article/view/107-
dc.identifier.citationStudia Kantiana, v. 12, n. 1, p. 110-125, 2012.-
dc.identifier.issn1518-403X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114804-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114804-
dc.description.abstractThe Doctrine of the method of the Critique of judgement concerns the faculty of teleological judgement (§ 79-91). In the beginning of this Appendix (§ 79), Kant aims on clarifying how teleological thought, according to the principle of final cause, interprets the essence and the phenomena of nature. However he makes clear: teleology is not a science, it does not belong to a doctrine, and it does not belong to theology as a part of it, for its object is not God, though in theology may be made the most important use of teleology (KU AA 05: 416). If teleology does not belong to theology and is not a science, why is there a necessity of a Doctrine of the method to the teleological judgement? Answering this incognito is the purpose of this text. And we will look for attaining it having as supposition that teleology, though if not having the doctrinal character of science that requires a Methodenlehre, may be seen as a critical science of passage, because it can intermediate the ambits of nature and freedom, and, as such, oscillate between natural science and theology.en
dc.description.abstractA Doutrina do método da Critica da faculdade do juízo diz respeito à faculdade de julgar teleológica (§ 79-91). Nesse Apêndice, logo no seu início (§ 79), Kant procura esclarecer como o pensar teleológico, segundo o princípio de causa final, interpreta a essência e os fenômenos da natureza. No entanto ele deixa claro: a teleologia não é ciência, não pertence a uma doutrina, tampouco pertence à teologia como uma parte sua, posto seu objeto não ser Deus, embora nela possa ser feito o seu mais importante uso (KU AA 05: 416). Se a teleologia não pertence à teologia e nem é ciência, por que há necessidade de uma Doutrina do método para o juízo teleológico? Responder a esta incógnita é o propósito deste texto. E procurar-se-á atingi-lo tendo como suposição que a teleologia, mormente não ter o caráter doutrinal de ciência que exige uma Methodenlehre, pode ser vista como uma ciência crítica de passagem, por poder intermediar o âmbito da natureza e o da liberdade, e, como tal, estar entre ciência da natureza e teologia.pt
dc.format.extent110-125-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectdoutrina do métodopt
dc.subjectFilosofia transcendentalpt
dc.subjectfaculdade de julgar teleológicapt
dc.subjectteleologiapt
dc.subjectteologiapt
dc.titleA doutrina do método na terceira Críticapt
dc.title.alternativeThe doctrine of method in the third Critiqueen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1518403X-2012-12-01-110-125.pdf-
dc.relation.ispartofStudia Kantiana-
dc.identifier.lattes6476649401093818-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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