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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114813
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Novaes, Henrique Tahan | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:57:30Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:17:57Z | - |
dc.date.available | 2015-02-24T13:57:30Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:17:57Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier | http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/4779 | - |
dc.identifier.citation | Revista HISTEDBR On-line, v. 13, n. 54, p. 70-88, 2013. | - |
dc.identifier.issn | 1676-2584 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/114813 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114813 | - |
dc.description.abstract | This article aims to discuss the school education and other forms of education at Recovered Factories (RFs) in Latin America, especially in Brazil and Argentina. To achieve our goal, we made a brief assessment of the current historical moment, and then we try to differentiate the anti-capital struggles from the punctual struggles. In the third and fourth sections, we observed RF’s positive aspects (Associated Labor as an educational principle) and the negative ones: the cooptation by the State or the degeneration at the capitalist market. The projects of professional education in RFs, the demands of school contents and form flagged by FRs were exposed in the fifth section. | en |
dc.description.abstract | Este artigo pretende abordar a educação escolar e não escolar nas fábricas recuperadas latino-americanas, especialmente no Brasil e Argentina. Para atingir nosso objetivo, fizemos um breve balanço do momento histórico atual, para depois tentar diferenciar as lutas anti-capital das lutas pontuais. Na terceira seção, fizemos um breve retrospecto da primeira fase das lutas das Fábricas Recuperadas (FRs), caracterizada por extrema criatividade, embriões de desalienação do trabalho e resgate dos princípios autogestionários (trabalho associado como princípio educativo). A quarta seção aborda a segunda fase das FRs: a acomodação das fábricas na ordem do capital, a cooptação pelo Estado ou a degeneração das mesmas no mercado capitalista. Os projetos de educação profissional nas FRs, as demandas de conteúdo e forma escolar sinalizados pelas FRs foram expostos na quinta seção. Encerramos o artigo com algumas considerações finais. | pt |
dc.format.extent | 70-88 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.title | O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas | pt |
dc.title.alternative | The associated labor as an educational principle and schooleducation: notes about brazilians and argentineans recovered factories | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzy Filho 737, Mirante, CEP 17525000, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzy Filho 737, Mirante, CEP 17525000, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN16762584-2013-13-54-70-88.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista HISTEDBR On-line | - |
dc.identifier.lattes | 5282506732444510 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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