Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114866
Título: 
Reflexões sobre a formação do leitor mirim: Leitura, Literatura Infantil e Bibliotecas Escolares
Título alternativo: 
Reflections on the formation of the mirim reader: reading, children’s literature and school library
Autor(es): 
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-3757
Resumo: 
  • This paper seeks to relate issues to the formation of the reader and school routines that directly interfere in the way responsible for the mediation work there included the act of reading, and also reflect on the pedagogical implications arising therefrom. The resumption of data generated in research developed in the years 2007 to 2010 shows that both the classroom as the school library has been constituted as ambiance suitable for training the child reader. Theoretical and methodological concepts related to child development in the act of reading is presented by discussing access to books and children’s literature led to the formation of the child reader, linking them to the old and new reading technologies.
  • Este texto procura relacionar questões ligadas à formação do leitor mirim e às rotinas escolares que interferem diretamente no modo como os responsáveis pelas mediações aí inclusas trabalham o ato de ler e, ainda, refletir sobre as implicações pedagógicas delas decorrentes. A retomada de dados gerados em pesquisa desenvolvida nos anos de 2007 a 2010 demonstra que tanto a sala de aula como a biblioteca escolar não têm se constituído como ambiências adequadas à formação da criança leitora. Conceitos teóricometodológicos relacionados ao desenvolvimento infantil no ato de ler são apresentados, mediante a discussão do acesso aos livros e à literatura infantil dirigida à formação da criança leitora, articulandoos às velhas e novas tecnologias de leitura.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
Ensino em Re-vista, v. 20, n. 02, p. 341-356, 2013.
Duração: 
341-356
Fonte: 
http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23711
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114866
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.