You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Vandeí Pinto da-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:05Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:32Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543-
dc.identifier.citationEducação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011.-
dc.identifier.issn1518-7926-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114870-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114870-
dc.description.abstractO presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos.pt
dc.format.extent125-138-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEnsino de filosofiapt
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.subjectCotidiano e não-cotidianopt
dc.titleCotidiano e filosofia no ensino médio: mediaçõespt
dc.title.alternativeQuotidian and Philosophy in High School: mediationsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf-
dc.relation.ispartofEducação em Revista-
dc.identifier.lattes2920026174965678-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.