Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114870
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Vandeí Pinto da | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:57:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:18:05Z | - |
dc.date.available | 2015-02-24T13:57:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:18:05Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543 | - |
dc.identifier.citation | Educação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 1518-7926 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/114870 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114870 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos. | pt |
dc.format.extent | 125-138 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt |
dc.subject | Ensino Médio | pt |
dc.subject | Cotidiano e não-cotidiano | pt |
dc.title | Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações | pt |
dc.title.alternative | Quotidian and Philosophy in High School: mediations | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação em Revista | - |
dc.identifier.lattes | 2920026174965678 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.