Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114962
Título: 
Como resolver uma situação de não aprendizagem: um estudo psicogenético sobre a construção do conhecimento social
Título alternativo: 
How to solve a situation of not learning: a psychogenetic study on the construction of social knowledge
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Faculdades Integradas de Mirassol
ISSN: 
2178-258X
Resumo: 
  • Based on the Piagetian theory and on the research about the construction of Social Knowledge, this article presents the beliefs of children and adolescents regarding the resolution of a situation of not learning. Data were obtained from 80 students, between 06 and 16 years, who analyzed a story involving this issue. The main results indicate that most participants are not able think about the situation contained in the story in a more complex way, disregarding processes and elements, thus. They tend to give simplistic answers and it demonstrates the characteristics of the most elementary level of understanding of social reality. Even among the older students, a less elaborated representation of this daily social question, “to learn or not to learn”, was also preponderate.
  • Fundamentado na teoria piagetiana e nas pesquisas sobre a construção do conhecimento social, o artigo apresenta as crenças de crianças e adolescentes a respeito da resolução de uma situação de não aprendizagem. Os dados foram obtidos junto a 80 sujeitos, de 06 a 16 anos, que analisaram uma história envolvendo a questão. Os principais resultados indicam que a maioria dos participantes não consegue pensar de forma mais complexa a situação contida na história, desconsiderando processos e elementos, tendendo a respostas simplistas, características do nível mais elementar de compreensão da realidade social. Mesmos entre os sujeitos mais velhos prevaleceu uma representação menos elaborada de uma questão social cotidiana: aprender e não aprender.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
Educacao em Perspectiva, v. 5, n. 1, p. 92-116, 2014.
Duração: 
92-116
Fonte: 
http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/337
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/114962
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.