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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114963
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorChaves, Marta-
dc.contributor.authorTuleski, Silvana Calvo-
dc.contributor.authorLima, Elieuza Aparecida de-
dc.contributor.authorGirotto, Cyntia Graziella Guizelin Simões-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:17Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:37Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5902/198464444210-
dc.identifier.citationEducação, v. 39, n. 1, p. 129-142, 2014.-
dc.identifier.issn1984-6444-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114963-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114963-
dc.description.abstractThis text has the objective of reflecting and socializing the educa- tional practices and experiences of formation in service carried out in cities of the states of Paraná and São Paulo, as deployment of researches, projects and extension courses. The present elaboration contemplates studies on the organization of teaching and it is gui- ded according to the Historical-Cultural Theory, which sustains the pedagogical interventions to Children Education and Basic Educa- tion. The Historical-Cultural Theory is presented as a theoretical reference for a purpose of acting in a humanization and emancipa- tion perspective. Therefore, so that the didactic procedures be rich in meaning, the communication, the affection and the choice of the resources and procedures must act as essential characteristics in the teaching process.en
dc.description.abstractEste texto tem por objetivo refletir e socializar práticas educativas e experiências de formação em serviço realizadas em municípios dos estados do Paraná e São Paulo, como desdobramento de pesquisas, projetos e cursos de extensão. A presente elaboração contempla estudos sobre a organização do ensino e pauta-se na Teoria Histórico-Cultural, que ampara as intervenções pedagógicas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A Teoria Histórico-Cultural apresenta-se como referencial teórico para uma proposta de atuar em uma perspectiva de humanização e emancipação. Assim, para que os procedimentos didáticos sejam ricos de significado, a comunicação, a afetividade e a escolha de recursos e procedimentos devem figurar como características essenciais no processo de ensino.pt
dc.format.extent129-142-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectteoria histórico-culturalpt
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt
dc.subjectEducação Infantil e Ensino Fundamentalpt
dc.titleTeoria histórico-cultural e intervenções pedagógicas: possibilidades e realizações do bom ensinopt
dc.title.alternativeHistorical-cultural theory and pedagogical interventions: possibilities and achievements of good teachingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Maringá (UEM)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.5902/198464444210-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN19846444-2014-39-01-129-142.pdf-
dc.relation.ispartofEducação-
dc.identifier.lattes5702962982414366-
dc.identifier.lattes9600062169250020-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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