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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114967
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMortatti, Maria do Rosário Longo-
dc.contributor.authorOliveira, Fernando Rodrigues de-
dc.contributor.authorPasquim, Franciele Ruiz-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:37Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:17Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:37Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://periodicos.uems.br/novo/index.php/interfaces/article/viewArticle/4086-
dc.identifier.citationInterfaces da Educação, v. 5, n. 13, p. 06-31, 2014.-
dc.identifier.issn2177-7691-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114967-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114967-
dc.description.abstractAiming to contribute to understanding the Brazilian academic production on literacy, theses and dissertations on the subject, completed between 1965 and 2011, are analyzed. Situating them in the historical process of constitution of literacy as an object of study, since the 19th. century, beyond the political and historical context of origin in the 1960s, the following contexts are focused, especially from the 1980s, when begins the process of expansion in terms of amount of this academic production and geographic diversity as well as areas of expertise of the graduate programs in which they were defended. While these advances confirm the importance of approaches that consider the interdisciplinary and multifaceted character of literacy, there are contradictions that present significant challenges to researchers seeking both understand the permanence of motivations and pragmatic purposes as to proposing new themes, objects, theoretical and methodological aspects for the development of new research that are lacking, as diagnosed needs and desired progress, scientifically and socially.en
dc.description.abstractCom o objetivo de contribuir para compreender a produção acadêmica brasileira sobre alfabetização, são analisadas teses e dissertações sobre o tema, concluídas entre 1965 e 2011, situando-as no processo histórico de constituição da alfabetização como objeto de estudo, desde o século XIX. Além do contexto político e histórico de origem na década de 1960, enfocam-se os contextos seguintes, especialmente a partir da década de 1980, em que se inicia processo de expansão em termos de quantidade de trabalhos sobre o tema e de diversidade geográfica e de áreas de conhecimento dos programas de pós-graduação em que foram defendidos. Ao mesmo tempo em que vêm confirmar a importância de abordagens que considerem a característica interdisciplinar e multifacetada da alfabetização, esses avanços são acompanhados de contradições, que representam importantes desafios aos pesquisadores, visando tanto à compreensão da permanência de motivações e finalidades pragmáticas e imediatistas quanto à proposição de novos temas, objetos e vertentes teórico-metodológicas para o desenvolvimento de novas pesquisas que fazem falta, conforme necessidades diagnosticadas e avanços almejados, do ponto de vista científico e social.pt
dc.format.extent06-31-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.subjecthistória da alfabetizaçãopt
dc.subjecthistória da educaçãopt
dc.title50 anos de produção acadêmica brasileira sobre alfabetização: avanços, contradições e desafiospt
dc.title.alternativeHalf a century of brazilian academic production on literacy: advances, contradictions and challengesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN21777691-2014-05-13-06-31.pdf-
dc.relation.ispartofInterfaces da Educação-
dc.identifier.lattes7159018256371571-
dc.identifier.lattes7112621592674917-
dc.identifier.lattes1522160458019383-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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