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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114970
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOriani, Valéria Pall-
dc.contributor.authorBrabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:38Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:18Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:38Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.4013/edu.2013.172.07-
dc.identifier.citationEducacao Unisinos, v. 17, n. 2, p. 145-154, 2013.-
dc.identifier.issn2177-6210-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114970-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/114970-
dc.description.abstractThe text aims to refl ect about masculinity and femininity in children’s education, an almost entirely feminine environment, bringing fi ndings of a study that investigated the social relations of gender in this level of teaching in a school where a man worked as a teacher. Data was composed by observations of pedagogical practices of a woman teacher and a man teacher of Early Childhood Education. After that, those teachers, the pedagogical coordinator, the headmaster and a nursery worker were interviewed. Based on theoretical contributions about culture and gender, the paper shows that the masculine and the feminine identities and social roles for both sexes, historically, are human constructions that can be modifi ed, especially at school.en
dc.description.abstractO texto tem como objetivo refletir sobre masculinidade e feminilidade na Educação Infantil, ambiente quase que eminentemente feminino. Apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as relações sociais de gênero nesse nível de ensino em uma escola na qual atuava um homem como professor. Para a consecução da pesquisa foram observadasas práticas pedagógicas de uma professora e do professor de Educação Infantil. Ao final das observações foram entrevistados: a professora, o professor, a coordenadora pedagógica, a diretora e uma atendente de creche. Com base nas contribuições teóricas acerca de cultura e gênero e da análise do material empírico, mostra-se que a identidade masculina e feminina, bem como os papéis sociais para ambos os sexos, historicamente, são construções humanas que podem ser modificadas, principalmente na escola.pt
dc.format.extent145-154-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectGênero na Educação Infantilpt
dc.subjectMasculinidade e Feminilidade na docênciapt
dc.subjectCultura e educaçãopt
dc.titleRelações de gênero na escola: feminilidade e masculinidade na Educação Infantilpt
dc.title.alternativeGender Relations in school: Femininity and masculinity in early childhood educationen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.4013/edu.2013.172.07-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN21776210-2013-17-02-145-154.pdf-
dc.relation.ispartofEducacao Unisinos-
dc.identifier.lattes2632812623662636-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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