You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAgustín Lacruz, Maria Del Carmen-
dc.contributor.authorFujita, Mariângela Spotti Lopes-
dc.contributor.authorTerra, Ana Lúcia Silva-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:40Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:22Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:40Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/20256-
dc.identifier.citationInformação & Sociedade, v. 24, n. 3, p. 83-97, 2014.-
dc.identifier.issn1809-4783-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115006-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115006-
dc.description.abstractThis article analyzes the specific features and processes of indexing and classification performed in school libraries to process and retrieve information from their collections. Subject languages used in Spanish, Portuguese and Brazilian Portuguese school libraries are also analyzed. To achieve this goal, the concept of school library was analyzed, its function was studied and the techniques and tools that allow the information organization were examined. Among the tools, we studied the Subject Headings Lists for children and juveniles’ books and the Subject Headings List for public libraries, the Universal Decimal Classification System (paperback edition) or the classification by fields of interest and specialized thesauri like the Tesauro de la Educación UNESCO-OIE and the TesauroEuropeo de la Educación.en
dc.description.abstractEste artigo analisa as características específicas e os processos de indexação e classificação realizados em bibliotecas escolares para tratar e recuperar as informações de suas coleções. Também se analisam as linguagens como ferramentas documentais específicas utilizadas em bibliotecas escolares portuguesas espanholas, portuguesas e brasileiras. Para atingir este objetivo, o modelo de biblioteca escolar é estudado de forma crítica, se analisa o conceito de biblioteca escolar de forma crítica, se estudam suas funções e se examinam as técnicas e os instrumentos que permitem organizar a informação. Entre outras ferramentas, estudam-se listas de cabeçalhos de assuntos como os Cabeçalhos de assuntos para livros infantis e juvenis e a Lista de Cabeçalhos de assuntos para as bibliotecas; sistemas de classificação, como a Classificação Decimal Universal (edição de bolso) ou a classificação por centros de interesse e tesauros especializados como o Tesauro da Educação UNESCO-OIE e o Tesauro Europeu da Educação, entre outros.pt
dc.format.extent83-97-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectlinguagens documentáriaspt
dc.subjectbiblioteca escolarpt
dc.titleAs linguagens documentais para as bibliotecas escolares: o caso da Espanha, Portugal e Brasilpt
dc.title.alternativeDocumental languages for school libraries: the case of Spain, Portugal and Brazilen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de Zaragoza-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionInstituto Politécnico do Porto-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN18094783-2014-24-03-83-97.pdf-
dc.relation.ispartofInformação & Sociedade-
dc.identifier.lattes6530346906709462-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.