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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115045
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOkuda, Paola Matiko Martins-
dc.contributor.authorMisquiatti, Andréa Regina Nunes-
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:28Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:42Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:28Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/article/viewFile/1462/1451-
dc.identifier.citationRevista Educação Especial, v. 23, n. 38, p. 443-454, 2010.-
dc.identifier.issn1808-270X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115045-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115045-
dc.description.abstractThematic focus: The motor abnormalities may be part of so-called comorbidities that can coexist with autistic disorder. Objective: To characterize the motor profile of students with autistic disorder. Method: the study included six children with years and 9 months. After signing the consent form by parents or guardians, the students were submitted to the Motor Development Scale for assessment of fine motor, gross motor performance, balance, body scheme, spatial organization, temporal organization and laterality. Results: The results revealed a significant difference between the motor age and chronological age. According to the classification of the Scale of Motor Development, students in this study showed motor development lower than expected for age. Conclusion: The students with autistic disorder in this study presented a profile of Developmental Coordination Disorder in comorbidity, showing that participants of this research presented difficulties in activities that required skills such as handwriting. Thus, motor and psychomotor needs of these students were focused on educational and clinical environment to reduce the impact of behavioral and social manifestations.en
dc.description.abstractFoco temático: As alterações motoras podem fazer parte das chamadas comorbidades que podem coexistir com o transtorno autístico. Objetivo: caracterizar o perfil motor de escolares com espectro autístico. Método: participaram deste estudo 6 escolares com transtorno autístico do ensino fundamental, do gênero masculino, com idades variando entre 5 anos e 5 meses e 10 anos e 9 meses. Após a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsá- veis, os escolares foram submetidos à aplicação da Escala de Desenvolvimento Motor para avaliação da motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade. Resultados: Os resultados revelaram diferença significante entre a idade motora e a idade cronológica. Conforme a classificação da Escala do Desenvolvimento Motor, os escolares deste estudo apresentaram desenvolvimento motor inferior ao esperado para a idade. Conclusão: Os escolares com transtorno autístico deste estudo apresentam quadro de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em comorbidade, demonstrando que os participantes desta pesquisa apresentam dificuldades em atividades que exijam destreza como a grafia. Assim, as necessidades motoras e psicomotoras desses escolares são enfocadas no ambiente clínico e educacional para diminuir o impacto das manifestações comportamentais e sociais.pt
dc.format.extent443-454-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.titleCaracterização do perfil motor de escolares com transtorno autísticopt
dc.title.alternativeCaracterization of the motor profile of students with autistic disorderen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Avenida Hygino Muzzy, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Avenida Hygino Muzzy, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1808-270X-2010-23-38-443-454.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Educação Especial-
dc.identifier.lattes6014044753699246-
dc.identifier.lattes9057316530389548-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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