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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115124
Título: 
Reflexões sobre a educação infantil: contribuições da teoria histórico-cultural
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Prefeitura Municipal de Marília
ISSN: 
2176-5227
Resumo: 
Este texto apresenta nossos olhares sobre a criança e a educação infantil sob o ponto de vista de Vigotski e seus colaboradores, a partir de pesquisas em nível de mestrado e de doutorado com foco na infância entre zero e seis anos. Nele trazemos parte dos resultados de estudos bibliográficos: ainda hoje permanecem idéias de criança e de educação embasando um processo sistemático de antecipação da escolaridade, transformando a criança em escolar, como se o ensino forçado respondesse às reais necessidades de desenvolvimento humano neste momento da vida. Em lugar disso, a perspectiva histórico-cultural anuncia uma nova compreensão de criança, de educação infantil, de infância e de professor/a, como alicerce teórico para a organização de uma nova escola da infância.
Data de publicação: 
2010
Citação: 
Interfaces, n. 2, p. 16-20, 2010.
Duração: 
16-20
Palavras-chaves: 
  • educação infantil
  • escuta da criança
  • teoria histórico-cultural
Fonte: 
http://www.revistainterfaces.com.br/downloads/edicao-2/artigo-13.pdf
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115124
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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