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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115156
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dc.contributor.authorCastro, Alexandre de-
dc.contributor.authorCastro, Rosane Michelli de-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:42Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:48Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:42Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDoxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 17, n. 1, p. 71-80, 2013.-
dc.identifier.issn1413-2060-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115156-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115156-
dc.description.abstractTrata-se de artigo decorrente de nossas práticas pedagógicas no ensino superior, particularmente no ensino de Direito Constitucional mediante a utilização de artigos de jornais. Essa idéia surgiu com a finalidade de despertar o aluno para a leitura de periódicos específicos da área, e de diminuir a distância no campo do conhecimento entre a eficácia jurídica e a eficácia social. Como é sabido, o ensino do Direito ainda contempla o padrão didático das aulas lidas, o recurso da subsunção e da simples repetição doutrinária, muitas vezes, lamentavelmente, alicerçadas em apostilas ou resumos que conduzem o aprendizado à mera reprodução de doutrina. Centralmente quanto ao ensino de Direito Constitucional, ao mesmo tempo em que pressupõe um íntimo relacionamento com os outros ramos do Direito, guarda enorme distância quando se trata da transmissão de seu conteúdo. O trabalho ora comunicado é resultante de um projeto desenvolvido mediante duas etapas: na primeira a busca é pela compreensão das normas e dos princípios existentes no corpo da Constituição e na posterior objetiva-se a tradução de tais normas e princípios no contexto social, com base nas discussões em artigos de jornal. Essas discussões são desenvolvidas, ainda que superficialmente, por meio da análise dos aspectos constitutivos da configuração textual dos artigos. O que se tem como resultados é a observação de que, mediante o recurso didático de artigos de jornais, o estabelecimento de uma discussão das normas e princípios constitucionais tem tornado a relação ensino-aprendizagem no curso de Direito mais interessante aos alunos e professor.pt
dc.format.extent71-80-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectensino-aprendizagempt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectrecurso didáticopt
dc.subjectArtigos de jornalpt
dc.titleOs artigos de jornal no ensino superior: utilizando um recurso didático não-convencional no ensino do Direitopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso restrito-
dc.relation.ispartofDoxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação-
dc.identifier.lattes8973177509376264-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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