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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115163
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Portich, Ana | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:57:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:18:42Z | - |
dc.date.available | 2015-02-24T13:57:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:18:42Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier | http://200.144.182.130/revistacrop/images/stories/edicao14/vol14a08.pdf | - |
dc.identifier.citation | Crop, v. 14, p. 99-118, 2010. | - |
dc.identifier.issn | 1415-6253 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115163 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115163 | - |
dc.description.abstract | Durante o reinado de Elizabeth I (1558-1603) o protestantismo anglicano foi fortalecido, com o consequente combate ao catolicismo escolástico. Substituiu-se o paradigma filosófico considerado papista pelo neoplatonismo que havia emergido em Florença durante o século XV, mediante a releitura de textos de Hermes Trimegisto. Assim, o renascimento elisabetano teve como principal característica um misticismo hermético em completo acordo com o cristianismo, pois, embora santos e padres não tenham poderes especiais para nos conectar com Deus, a própria natureza criada por Ele permite aos homens ascender ao nível dos anjos. Razão pela qual o anglicanismo se distingue do luteranismo, que se apoia apenas na fé para alcançar a graça e a salvação. A discussão teológica desdobra-se nas artes, a exemplo da peça Hamlet, de Shakespeare, que tem suas personagens caracterizadas segundo a medicina hipocrática dos humores em consonância com os elementos da natureza, o que é flagrante no próprio desenlace de Ofélia, por afogamento. Na Inglaterra, o projeto de arte renascentista e a religião reformada constituíram portanto medidas oficiais tomadas por um governo que, além de se precaver contra a Espanha ultracatólica e contra as investidas do poder papal, buscava legitimar-se pela negação das teorias maquiavélicas. Ainda que tiranos como o tio de Hamlet tenham sido bem-sucedidos ao usar de meios espúrios para tomar o poder, forças naturais e sobrenaturais concorrerão para restaurá-lo a quem de direito. | pt |
dc.format.extent | 99-118 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.title | Ofélia, de 'Hamlet', e o Hermetismo no Renascimento | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-700, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-700, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN14156253-2010-14-99-118.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Crop | - |
dc.identifier.lattes | 5535069212986737 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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