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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115207
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSaravali, Eliane Giachetto-
dc.contributor.authorGuimarães, Taislene-
dc.contributor.authorGuimarães, Karina Perez-
dc.contributor.authorMelchiori, Ana Paula-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:52Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:47Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:52Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/3415-
dc.identifier.citationInteracções, v. 9, n. 27, p. 232-256, 2013.-
dc.identifier.issn1646-2335-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115207-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115207-
dc.description.abstractThis article aims to present dada from a research about the construction of social knowledge under the Piagetian perspective. Beliefs of children and adolescents about not to learn were investigated. 80 individuals aged 6 to 16 years participated of this study. They had to answer to three methodological tools: a drawing, the analysis of a history and the analysis of a film which involved situations of not learning. It will be presented here the main results of the drawing task. Among other results, data indicate that a significant part of the participants blame the students themselves for not learning, by factors such as indiscipline and lack of motivation. Results also show that Brazilian individuals are not in advanced levels of understanding of social reality, even at older ages.en
dc.description.abstractO objetivo do artigo é apresentar dados de uma pesquisa referente à construção do conhecimento social, sob a perspectiva piagetiana. Foram investigadas as crenças de crianças e adolescentes sobre o não aprender. Participaram do estudo 80 sujeitos entre 06 e 16 anos, submetidos a três instrumentos metodológicos diferentes: proposta de um desenho, análise de uma história e análise de um filme, envolvendo situações de não aprendizagem. São apresentados aqui os principais resultados obtidos a partir da aplicação do desenho. Os dados indicam, entre outros, que grande parte dos sujeitos atribui ao próprio aluno a culpa pela não aprendizagem, mediante fatores como indisciplina e desmotivação. Os resultados mostram, também, que sujeitos brasileiros não se encontram em níveis mais avançados de compreensão da realidade social, mesmo em idades mais adiantadas.pt
dc.format.extent232-256-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.titleNão aprender na visão de crianças e adolescentes brasileiros: um estudo evolutivo na perspectiva piagetianapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFaculdades Integradas de Mirassol-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN16462335-2013-09-27-232-256.pdf-
dc.relation.ispartofInteracções-
dc.identifier.lattes7377812451347393-
dc.identifier.lattes7350617886720277-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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