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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115228
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBataus, Vanessa-
dc.contributor.authorGirotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:53Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:50Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:53Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:50Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/597-
dc.identifier.citationRevista Profissão Docente, v. 13, n. 27, p. 45-56, 2013.-
dc.identifier.issn1519-0919-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115228-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115228-
dc.description.abstractEste artigo é fruto de reflexões oriundas de uma pesquisa, em andamento, a partir de observação acerca do trabalho pedagógico relacionado à literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública, municipal, do Estado de São Paulo. Compreendemos que aprender a ler não é uma prática natural, espontânea, mas uma prática cultural criada pelo homem e, por isso, deve ser conteúdo escolar. Neste sentido, cabe ao professor ensinar a seus alunos atitudes, escolhas, ou seja, ações intelectuais que permitam ao leitor mirim colocar a compreensão como objetivo de sua leitura e que aprenda a mobilizar várias estratégias de leitura para atingir esse objetivo, uma vez que os dados revelados pela pesquisa “A Literatura na escola: espaços e contextos – a realidade brasileira e portuguesa” mostram que, apesar dos investimentos em programas de fomento à leitura, como, por exemplo, o Programa Nacional de Biblioteca na Escola – PNBE, nossas escolas, em sua grande maioria, não conseguem formar leitores qualitativamente melhores.Visto a necessidade de (re) pensarmos as práticas relacionadas à leitura e, especificamente, à leitura literária, nossa discussão se dirige a questões referentes ao modo como a leitura e o livro de literatura infantil são trabalhados, por professores e seus alunos, em sala de aula, e a influência dessas práticas no processo de atribuição de sentido das crianças ao que seja o ato de ler, bem como em relação a sua própria identidade de leitores em formação. O debate gerado pela pesquisa que deu origem a este texto evidencia o quanto as crianças sentem-se capazes e ativas em seu processo de apropriação da leitura literária decorrente do trabalho pedagógico relacionado à literatura infantil por meio da abordagem do ensino de estratégias de leitura.pt
dc.format.extent45-56-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.titleLeitura Literária em sala de aula: a prática colaborativa no Ensino das Estratégias de leiturapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN15190919-2013-13-27-45-56.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Profissão Docente-
dc.identifier.lattes9600062169250020-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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