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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCastro, Rosane Michelli de-
dc.contributor.authorReis, Viviane Cássia Teixeira-
dc.contributor.authorReis, Karina Cássia Oliveira-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:52Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:55Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:52Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttps://linhamestra24.files.wordpress.com/2014/07/linha_mestra_24_19_cole_11_comunicacoes_paula_roziane.pdf-
dc.identifier.citationLinha Mestra, n. 24, p. 2931-2934, 2014.-
dc.identifier.issn1980-9026-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115245-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115245-
dc.description.abstractEste artigo resultou de trabalhos realizados no âmbito do projeto integrado de pesquisa A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011) , o qual se desenvolve junto a um programa de pesquisa com o mesmo título e objetivos gerais, a saber: identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Trata-se de investigações inseridas no campo de investigação conhecido como história das disciplinas escolares, cujo quadro teórico-metodológico é constituído, sobretudo, segundo as formulações de Ivor Goodson e André Chervel. Para esses pesquisadores, a constituição dos saberes escolares específicos de cada disciplina, do currículo, é resultado de um complexo processo envolvendo conflitos, mediações diferentes por diversos sujeitos e instituições, diante dos papéis que, em cada época e sociedade, são atribuídos à escola. Nesse sentido, estudar a história das disciplinas, considerando o saber professoral que as embalou em cada instituição de formação de professores no Brasil, significa dar margem a aspectos de um conjunto heterogêneo de vozes e saberes que contribui para a compreensão do campo de conhecimento sobre a história da formação de professores no Brasil. Daí nossas opções metodológicas pautadas na história oral. Assim, neste artigo, nosso objetivo central é apresentar alguns apontamentos acerca das contribuições da história oral para a pesquisa em história das disciplinas escolares.pt
dc.format.extent2931-2934-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectHistória da Educaçãopt
dc.subjecthistoria das disciplinas escolarespt
dc.subjecthistória oralpt
dc.titleHistória das disciplinas escolares e história oral: alguns apontamentospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525950, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN19809026-2014-08-24-2931-2934.pdf-
dc.relation.ispartofLinha Mestra-
dc.identifier.lattes8973177509376264-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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