You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMortatti, Maria do Rosário Longo-
dc.contributor.authorPereira, Bárbara Cortella-
dc.contributor.authorPasquim, Franciele Ruiz-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:54Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:55Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:54Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttp://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1740-
dc.identifier.citationRevista Portuguesa de Pedagogia, v. 2, n. 46, p. 109-128, 2012.-
dc.identifier.issn0870-418X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115258-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115258-
dc.description.abstractAlthough the Normal School of São Paulo has been the subject of many important studies and research in the history of Brazilian education, there are still underexplored specific aspects of teacher education with regard to teach‑ ing reading and writing. Aiming to contribute to the understanding of these aspects, this article is focused on teachers education for the initial teaching of reading and writing in the context of the attempts to regulate and reform public education that were implemented in São Paulo Province/State, from the 1880s, with the reopening of the Normal School of São Paulo.en
dc.description.abstractBien que l’Ecole Normale de São Paulo ait été sujette à beaucoup et d’impor‑ tantes études et recherches dans le domaine de l’histoire de l’éducation brésilienne, on a constaté qu’étaient encore peu exploités les aspects spéci‑ fiques de la formation de ces professeurs, en ce qui concerne leurs fonctions d’enseigner à lire et écrire. Afin de contribuer à la compréhension de ces aspects, on se concentre, dans cet article, sur la formation des instituteurs (chargés aussi de l’enseignement primaire de la lecture et de l’écriture), dans le contexte des tentatives menées pour réglementer et réformer l’instruction publique qui ont été instituées dans la Province/État de São Paulo, depuis la décennie de 1880, avec la réouverture définitive de l’École Normale localisée dans la capitale paulistefr
dc.description.abstractApesar de a Escola Normal de São Paulo ter sido objeto de muitos e importantes estudos e pesquisas no campo da história da educação brasileira, encontram-se ainda pouco explorados os aspetos específicos da formação desses professores, no que se refere a sua atribuição de ensinar a ler e a escrever. Com o objetivo de contribuir para a compreensão desses aspetos, focaliza-se, neste artigo, a formação de professores para o ensino inicial da leitura e escrita, no contexto das tentativas de regulamentar e reformar a instrução pública que se implementaram na Província/Estado de São Paulo, a partir da década de 1880, com a reabertura definitiva da Escola Normal situada na capital paulista.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent109-128-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.subjectformação de alfabetizadorespt
dc.subjecthistória da alfabetizaçãopt
dc.titleFormação de professores para o ensino inicial da leitura e da escrita, na década de 1880, em São Paulo-Brasilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN0870418X-2012-02-46-109-128.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Portuguesa de Pedagogia-
dc.identifier.lattes7159018256371571-
dc.identifier.lattes6615374490879599-
dc.identifier.lattes1522160458019383-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.