Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115273
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Sonia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Arena, Dagoberto Buim | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:57:56Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:18:56Z | - |
dc.date.available | 2015-02-24T13:57:56Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:18:56Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier | https://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf | - |
dc.identifier.citation | Linha Mestra, n. 21, p. 1059-1062, 2012. | - |
dc.identifier.issn | 1980-9026 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115273 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115273 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como foco verificar como se dá a apropriação da escrita por crianças no início da alfabetização, especificamente quais os recursos utilizados pelas crianças quanto às escolhas das letras durante o ato de escrever. Tem como objetivo geral analisar o processo de aquisição da escrita; verificar quais são escolhas realizadas pelas crianças durante esse processo e como objetivos específicos verificar quais os recursos utilizados pelas crianças na apropriação da linguagem escrita; como se dá o processo de escolhas das letras na apropriação da linguagem escrita por crianças no início da alfabetização e se as escolhas das letras são feitas com base somente no oral ou se são feitas tendo como foco a função que a letra ocupa na palavra durante o ato discursivo. Para alcançar os objetivos o procedimento metodológico adotado é da pesquisa-ação. Os pressupostos teóricos têm com base os conceitos defendidos por Bakhtin sobre linguagem, enunciação, gênero do discurso, e de função e de estrutura por Vygotsky entre outros, e contribuições de Smith, sobre equivalência funcional das letras. O levantamento de dados empíricos será realizado em uma Escola Estadual na cidade de Marília, com crianças de primeiro e segundo ano do ensino fundamental. A pesquisa encontra-se em estágio inicial, mas com base nos autores mencionados podemos concluir que as crianças utilizam diversos recursos no momento de escolhas das letras e não se apóiam somente na relação grafo - fônica. | pt |
dc.format.extent | 1059-1062 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | alfabetização | pt |
dc.title | Escolhas das letras por crianças no início da Alfabetização | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN19809026-2012-21-1059-1062.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Linha Mestra | - |
dc.identifier.lattes | 9019185751164438 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.