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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115273
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Sonia de Oliveira-
dc.contributor.authorArena, Dagoberto Buim-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:56Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:56Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:56Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifierhttps://linhamestra21.files.wordpress.com/2012/08/lm_21_18_cole.pdf-
dc.identifier.citationLinha Mestra, n. 21, p. 1059-1062, 2012.-
dc.identifier.issn1980-9026-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115273-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115273-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como foco verificar como se dá a apropriação da escrita por crianças no início da alfabetização, especificamente quais os recursos utilizados pelas crianças quanto às escolhas das letras durante o ato de escrever. Tem como objetivo geral analisar o processo de aquisição da escrita; verificar quais são escolhas realizadas pelas crianças durante esse processo e como objetivos específicos verificar quais os recursos utilizados pelas crianças na apropriação da linguagem escrita; como se dá o processo de escolhas das letras na apropriação da linguagem escrita por crianças no início da alfabetização e se as escolhas das letras são feitas com base somente no oral ou se são feitas tendo como foco a função que a letra ocupa na palavra durante o ato discursivo. Para alcançar os objetivos o procedimento metodológico adotado é da pesquisa-ação. Os pressupostos teóricos têm com base os conceitos defendidos por Bakhtin sobre linguagem, enunciação, gênero do discurso, e de função e de estrutura por Vygotsky entre outros, e contribuições de Smith, sobre equivalência funcional das letras. O levantamento de dados empíricos será realizado em uma Escola Estadual na cidade de Marília, com crianças de primeiro e segundo ano do ensino fundamental. A pesquisa encontra-se em estágio inicial, mas com base nos autores mencionados podemos concluir que as crianças utilizam diversos recursos no momento de escolhas das letras e não se apóiam somente na relação grafo - fônica.pt
dc.format.extent1059-1062-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.titleEscolhas das letras por crianças no início da Alfabetizaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN19809026-2012-21-1059-1062.pdf-
dc.relation.ispartofLinha Mestra-
dc.identifier.lattes9019185751164438-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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