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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115282
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dc.contributor.authorPiovezanni, Marco Aurélio Teixeira-
dc.contributor.authorBraccialli, Lígia Maria Presumido-
dc.contributor.authorRocha, Aila Narene Dahwache Criado-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:18:57Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:57Z-
dc.date.available2016-10-25T20:18:57Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X7289-
dc.identifier.citationRevista Educação Especial, v. 27, n. 49, p. 285-298, 2014.-
dc.identifier.issn1808-270X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115282-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115282-
dc.description.abstractIndivíduos com Paralisia Cerebral apresentam desenvolvimento motor atípico, caracterizado por alterações posturais, de coordenação motora e de tônus muscular, que resulta em limitações no desempenho de atividades funcionais. Neste contexto destaca-se a prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva com objetivo de maximizar as habilidades funcionais destas pessoas e prover sua inclusão social. Os indivíduos com paralisia cerebral, muitas vezes, têm dificuldade para a manutenção da dinâmica corporal, principalmente na postura sentada. O objetivo deste estudo foi o de confeccionar uma cadeira e mesa escolar adaptadas com material de baixo custo e verificar sua eficácia no desempenho grafomotor de uma criança com paralisia cerebral. O participante foi uma criança com diagnóstico de paralisia cerebral diplégica, do gênero masculino. A coleta e registro dos dados foram feitos em três momentos, com a criança posicionada no mobiliário adaptado, no mobiliário escolar comum e novamente no mobiliário adaptado, para se estabelecer a comparação. A análise de dados se deu por meio de testes estatísticos não paramétricos. Não houve significância estatística e foi verificada uma inconstância nos dados apresentados, já que não se pode afirmar ao certo qual mobiliário foi mais eficaz na realização da atividade proposta e nem se houve aprendizado motor com a sua repetição. Esse fato não invalida a adequação de mobiliário escolar ao aluno com paralisia cerebral, visto que este é um fator importante para favorecer o controle e estabilidade postural ao individuo, o que interfere na coordenação motora fina destes indivíduos, influenciando no seu desempenho em atividades escolares.pt
dc.format.extent285-298-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.titleEficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebralpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, R. Hygino Muzzi Filho, 737, Cascata, CEP 17515330, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, R. Hygino Muzzi Filho, 737, Cascata, CEP 17515330, SP, Brasil-
dc.identifier.doi10.5902/1984686X7289-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1808270X-2014-27-49-285-298.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Educação Especial-
dc.identifier.lattes2463479390437069-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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