Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115282
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Piovezanni, Marco Aurélio Teixeira | - |
dc.contributor.author | Braccialli, Lígia Maria Presumido | - |
dc.contributor.author | Rocha, Aila Narene Dahwache Criado | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:57:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:18:57Z | - |
dc.date.available | 2015-02-24T13:57:57Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:18:57Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7289 | - |
dc.identifier.citation | Revista Educação Especial, v. 27, n. 49, p. 285-298, 2014. | - |
dc.identifier.issn | 1808-270X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115282 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115282 | - |
dc.description.abstract | Indivíduos com Paralisia Cerebral apresentam desenvolvimento motor atípico, caracterizado por alterações posturais, de coordenação motora e de tônus muscular, que resulta em limitações no desempenho de atividades funcionais. Neste contexto destaca-se a prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva com objetivo de maximizar as habilidades funcionais destas pessoas e prover sua inclusão social. Os indivíduos com paralisia cerebral, muitas vezes, têm dificuldade para a manutenção da dinâmica corporal, principalmente na postura sentada. O objetivo deste estudo foi o de confeccionar uma cadeira e mesa escolar adaptadas com material de baixo custo e verificar sua eficácia no desempenho grafomotor de uma criança com paralisia cerebral. O participante foi uma criança com diagnóstico de paralisia cerebral diplégica, do gênero masculino. A coleta e registro dos dados foram feitos em três momentos, com a criança posicionada no mobiliário adaptado, no mobiliário escolar comum e novamente no mobiliário adaptado, para se estabelecer a comparação. A análise de dados se deu por meio de testes estatísticos não paramétricos. Não houve significância estatística e foi verificada uma inconstância nos dados apresentados, já que não se pode afirmar ao certo qual mobiliário foi mais eficaz na realização da atividade proposta e nem se houve aprendizado motor com a sua repetição. Esse fato não invalida a adequação de mobiliário escolar ao aluno com paralisia cerebral, visto que este é um fator importante para favorecer o controle e estabilidade postural ao individuo, o que interfere na coordenação motora fina destes indivíduos, influenciando no seu desempenho em atividades escolares. | pt |
dc.format.extent | 285-298 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.title | Eficácia de mobiliário escolar adaptado de baixo custo no desempenho funcional de criança com paralisia cerebral | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, R. Hygino Muzzi Filho, 737, Cascata, CEP 17515330, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, R. Hygino Muzzi Filho, 737, Cascata, CEP 17515330, SP, Brasil | - |
dc.identifier.doi | 10.5902/1984686X7289 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1808270X-2014-27-49-285-298.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista Educação Especial | - |
dc.identifier.lattes | 2463479390437069 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.