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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115330
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJurado Filho, Lourenço Chacon-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:19:02Z-
dc.date.available2015-02-24T13:57:59Z-
dc.date.available2016-10-25T20:19:02Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4402-
dc.identifier.citationScripta, v. 13, n. 24, p. 165-178, 2010.-
dc.identifier.issn1516-4039-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115330-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115330-
dc.description.abstractWe searched for which conceptions twenty-three Kinden garden teachers would have of “word”, as well as for “echoes” from these conceptions in their 4-6 years old pupils. Essentially all the teachers showed a graphic and semantic conception of “word”. “Echoes” from these conception were detected in part of their pupils. The other part of children showed a conception in which could be detected enunciative, pragmatic and discursive aspects of language. Conception of teachers indicates ruptures between their pedagogic activities with literacy and their pedagogic activities with language unities such as word. These ruptures, however, not necessarily were made by part of children, who seems integrate language and literacy.en
dc.description.abstractBuscamos conhecer as concepções que vinte e três docentes de educação infantil teriam de “palavra”, bem como os “ecos” que essas concepções teriam em seus alunos de 4 a 6 anos. Uma concepção fundamentalmente gráfica e semântica foi detectada no conjunto das docentes, com “ecos” em uma parte das crianças. Em outra parte, detectamos outras concepções, que remetiam a aspectos enunciativos, pragmáticos e discursivos da linguagem. Rupturas entre o trabalho com as práticas de letramento e o trabalho com as unidades da língua, na alfabetização, puderam, portanto, ser fortemente detectadas nas respostas das docentes. Essas rupturas, porém, não necessariamente foram feitas pelas crianças – que parecem não abrir mão de conhecimentos que trazem de sua circulação por múltiplas práticas de oralidade e de letramento ao lidarem com o conhecimento de unidades da língua, como a palavra, em seu ingresso formal no universo da escrita.pt
dc.format.extent165-178-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectAquisição da escritapt
dc.subjectDiscursopt
dc.subjectLetramentopt
dc.subjectOralidadept
dc.titleConcepções de 'palavra' em escolas de educação infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, AV. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, AV. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN15164039-2010-13-24-165-178.pdf-
dc.relation.ispartofScripta-
dc.identifier.lattes7575560032654636-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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