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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115350
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOmote, Sadao-
dc.contributor.authorPereira Júnior, Antonio Alexandre-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:58:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:19:05Z-
dc.date.available2015-02-24T13:58:00Z-
dc.date.available2016-10-25T20:19:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifierhttp://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume6_n1/Omote_%26_Pereira_Junior.pdf-
dc.identifier.citationPesquisas e Práticas Psicossociais, v. 6, n. 1, p. 7-15, 2011.-
dc.identifier.issn1809-8908-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115350-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115350-
dc.description.abstractThe social attitudes of teachers are considered highly relevant variables in the process of construction of school inclusion. The aim of the study was to describe the elementary school teachers’ social attitudes towards the inclusion and to identify the variables related to them. The sample consisted of 172 female teachers with ages ranging from 18 to 57, mean age of 37 and standard deviation of 7,9 years of age. A questionnaire was used to describe the participants. A Likert Scale of social attitudes towards inclusion was used. The results show that the chronological age, the level of basic training, the area of specialization, and the time of teaching experience have no significant effect on the social attitudes. The teachers with experience in teaching disabled students were more favorable towards the inclusion than those without such experience. It was concluded that the social attitudes towards inclusion may be complexly determined by different variables, demanding further studies for its enlightenment.en
dc.description.abstractAs atitudes sociais dos professores são consideradas variáveis de alta relevância no processo de construção da inclusão escolar. O presente estudo teve por objetivo descrever as atitudes sociais de professores do Ensino Fundamental em relação à inclusão e identificar as variáveis a elas relacionadas. A amostra constituiu-se de 172 professoras com a idade variando de 18 a 57, média de 37 anos e desvio padrão de 7,9 anos. Foi utilizado um questionário para a caracterização das participantes. Para a mensuração das atitudes sociais, foi utilizada a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. Os resultados indicam que a idade cronológica, o nível da formação inicial, a área de especialização e o tempo de experiência docente não têm efeito significante sobre as atitudes sociais. As professoras com experiência de ensino de alunos com deficiência foram mais favoráveis à inclusão do que aquelas sem essa experiência. Concluiu-se que as atitudes sociais em relação à inclusão podem ser complexamente determinadas por diferentes variáveis, requerendo novas investigações para a sua elucidação.pt
dc.format.extent7-15-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectatitudes sociaispt
dc.subjectEducação Especialpt
dc.subjectinclusãopt
dc.titleAtitudes sociais de professoras de um município de médio porte do Paraná em relação à inclusãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higyno Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Higyno Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN18098908-2011-06-01-07-15.pdf-
dc.relation.ispartofPesquisas e Práticas Psicossociais-
dc.identifier.lattes7647316253011798-
dc.identifier.lattes3234139199728894-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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