Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115405
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Anjos, Priscila Maria Dos | - |
dc.contributor.author | Moreira, Walter | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:58:03Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:19:12Z | - |
dc.date.available | 2015-02-24T13:58:03Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:19:12Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier | http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/442 | - |
dc.identifier.citation | Revista de educação cultura e comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea, v. 2, n. 4, p. 91-99, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 2177-5087 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115405 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115405 | - |
dc.description.abstract | Discusses some aspects of newspaper hypertextual article in order to find their ideological marks. Assumes that the choice of the element of contact with other texts (links), when producing an article reveals the author's ideology and the institution he represents. Intends to offer the less experienced reader of news, conditions to the development of more fruitful reading. Argues that reading is a process of interaction between reader and text and that requires the presence of an active reader, able to construct new meanings. Establishes as a general objective to identify the ideological marks presents in hypertext and its relation to the critical reading of the media. This theme is treated with special attention to its educational aspects, aiming at understanding the reality that educators must become familiar with, in order to turn more effective the processes of education for the media. | en |
dc.description.abstract | Neste estudo discutem-se alguns aspectos do artigo jornalístico hipertextual buscando-se encontrar suas marcas ideológicas. Pressupõe que a escolha do elemento de contato com outros textos (links), na produção de um artigo, deixa transparecer a ideologia do autor e da instituição que representa. Pretende-se com isto, oferecer ao leitor menos experiente de textos noticiosos, condições para que possa desenvolver leitura mais profícua. Defende-se que a leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto e que requer a presença de um leitor ativo, capaz de construir novos significados. Estabelece-se como objetivo geral para este estudo a identificação das marcas ideológicas presentes no hipertexto e sua relação com a leitura crítica das mídias. Trata-se da temática com atenção especial aos seus aspectos educacionais, visando-se a compreensão da realidade com a qual os educadores devem se familiarizar para que os processos de educação para os meios se tornem mais eficazes. | pt |
dc.format.extent | 91-99 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Organização da informação | pt |
dc.subject | Hipertexto | pt |
dc.subject | Artigo jornalístico | pt |
dc.subject | Ideologia | pt |
dc.title | A organização da informação hipertextual no artigo jornalístico: em busca das marcas ideológicas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (FATEA) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, Brasil | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, CEP 17525-900, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2177-5087-2011-02-04-91-99.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista de educação cultura e comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea | - |
dc.identifier.lattes | 6780125312954825 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.