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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115420
- Title:
- A escrita de /an/ por pré escolares: pistas acústico-auditivas
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 0104-1371
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
- FAPESP: 06/61816-4
- The aims of this study were: (i) verified in with measure the children record the /a/ phoneme in nasalization context (ii) in case of records, which type of writing record, conventional or deviant, the children used to mark such phoneme; (iii) to search for possible links between the written records used by the children and the hearing-acoustical cues that these records might indicate. The analysis was realized from of a corpus constituted by 20 prescholars’ texts showing the writing of /aN/ in 08 words adding up to 160 tokens. We verified that the children wrote the phoneme /aN/ in 127 words (79%). Conversely, most of the writings (86%) were deviant records. In addition, the vocalic writing was present in 94% of the deviant records. That occurrence may be explained in perceptual-hearing terms once the vocalic characteristics are enhanced by the hearing system. The outcome suggested that the children have a strong support on hearing-acoustical cues of speech during writing acquisition.
- A proposta do presente estudo foi a de verificar: (i) em que medida as crianças registram o fonema /a/ em contexto de nasalização; (ii) em caso de registros, que tipos de registros, convencionais ou desviantes, as crianças utilizaram para marcar tal fonema; e (iii) buscar possíveis vínculos entre os registros escritos utilizados pelas crianças e características acústico-auditivas que estes registros poderiam indiciar. A partir de um corpus constituído de 20 textos de crianças pré-escolares envolvendo a grafia de /aN/ em 08 palavras – computando um total de 160 possibilidades de ocorrência, constatamos que as crianças registraram o fonema /aN/ em 127 palavras (79%). No entanto, a maioria desses registros (86%) não estava de acordo com as convenções ortográficas. Destaca-se que dentre os registros desviantes, o registro do elemento vocálico esteve presente em 94%. Esse fato pode ser explicado em termos auditivo-perceptuais, uma vez que as características formânticas da vogal são favorecidas pelo aparelho auditivo humano. Nossos resultados apontaram para uma forte ancoragem das crianças em informações de natureza acústico-auditiva da fala em seu processo de aquisição da escrita.
- 2010
- Cadernos de Educação, v. 35, p. 195-219, 2010.
- 195-219
- aquisição da escrita
- ortografia
- nasalidade
- http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1620
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/115420
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