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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBerti, Larissa Cristina-
dc.contributor.authorJurado Filho, Lourenço Chacon-
dc.contributor.authorPagliuso, Alessandra-
dc.date.accessioned2015-02-24T13:58:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:19:14Z-
dc.date.available2015-02-24T13:58:04Z-
dc.date.available2016-10-25T20:19:14Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1620-
dc.identifier.citationCadernos de Educação, v. 35, p. 195-219, 2010.-
dc.identifier.issn0104-1371-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115420-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115420-
dc.description.abstractThe aims of this study were: (i) verified in with measure the children record the /a/ phoneme in nasalization context (ii) in case of records, which type of writing record, conventional or deviant, the children used to mark such phoneme; (iii) to search for possible links between the written records used by the children and the hearing-acoustical cues that these records might indicate. The analysis was realized from of a corpus constituted by 20 prescholars’ texts showing the writing of /aN/ in 08 words adding up to 160 tokens. We verified that the children wrote the phoneme /aN/ in 127 words (79%). Conversely, most of the writings (86%) were deviant records. In addition, the vocalic writing was present in 94% of the deviant records. That occurrence may be explained in perceptual-hearing terms once the vocalic characteristics are enhanced by the hearing system. The outcome suggested that the children have a strong support on hearing-acoustical cues of speech during writing acquisition.en
dc.description.abstractA proposta do presente estudo foi a de verificar: (i) em que medida as crianças registram o fonema /a/ em contexto de nasalização; (ii) em caso de registros, que tipos de registros, convencionais ou desviantes, as crianças utilizaram para marcar tal fonema; e (iii) buscar possíveis vínculos entre os registros escritos utilizados pelas crianças e características acústico-auditivas que estes registros poderiam indiciar. A partir de um corpus constituído de 20 textos de crianças pré-escolares envolvendo a grafia de /aN/ em 08 palavras – computando um total de 160 possibilidades de ocorrência, constatamos que as crianças registraram o fonema /aN/ em 127 palavras (79%). No entanto, a maioria desses registros (86%) não estava de acordo com as convenções ortográficas. Destaca-se que dentre os registros desviantes, o registro do elemento vocálico esteve presente em 94%. Esse fato pode ser explicado em termos auditivo-perceptuais, uma vez que as características formânticas da vogal são favorecidas pelo aparelho auditivo humano. Nossos resultados apontaram para uma forte ancoragem das crianças em informações de natureza acústico-auditiva da fala em seu processo de aquisição da escrita.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent195-219-
dc.language.isopor-
dc.sourceCurrículo Lattes-
dc.subjectaquisição da escritapt
dc.subjectortografiapt
dc.subjectnasalidadept
dc.titleA escrita de /an/ por pré escolares: pistas acústico-auditivaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 06/61816-4-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN01041371-2010-35-195-219.pdf-
dc.relation.ispartofCadernos de Educação-
dc.identifier.lattes2728745764334420-
dc.identifier.lattes7575560032654636-
dc.identifier.lattes8163044057002833-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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