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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115541
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Minto, Lalo Watanabe | - |
dc.contributor.author | Minto, César Augusto | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:58:10Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:19:30Z | - |
dc.date.available | 2015-02-24T13:58:10Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:19:30Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier | http://www.unifesp.br/revistas/pensata/ | - |
dc.identifier.citation | Pensata: Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP, v. 2, n. 1, p. 72-89, 2012. | - |
dc.identifier.issn | 2237-678X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115541 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115541 | - |
dc.description.abstract | This article examines aspects of policies for higher education during the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985) and some of its legacies that persist in the decades of 1990 and 2000. The text was divided into two parts: the first one analyses the "university reform" of 1968 and its historical context; the second discusses how some features configure certain trend in policies for higher education, with traces maintained until today. Finally, this amazing continuity is evaluated through four axes of analysis – 1) Fragmentation of education and different access to the levels and stages of teaching; 2) Deformation of the inseparability of teaching, research and extension; 3) Privatization as official policy for higher education; 4) Authoritarianism and systematic repression in institutions of higher education – and it is supported the need to resist and be opposed to the dominant project of policy for higher education in Brazil. | en |
dc.description.abstract | Este artigo analisa aspectos das políticas para o ensino superior brasileiro no período da ditadura civil-militar (1964-1985) e alguns de seus legados, que persistem nas décadas de 1990 e 2000. O texto foi dividido em dois segmentos: no primeiro, aborda-se a “reforma universitária” de 1968 e seu contexto histórico; no segundo, discute-se como algumas características configuram determinada tendência nas políticas para o ensino superior, com traços mantidos até os dias atuais. Por fim, faz-se um balanço dessa incrível continuidade por meio de quatro eixos de análise – 1) Fragmentação da educação e acesso diferenciado a níveis e etapas do ensino; 2) Descaracterização da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão; 3) Privatização como política oficial para o ensino superior; 4) Autoritarismo e repressão sistemática nas instituições de ensino superior – e defende-se a necessidade de resistir e contrapor-se ao projeto dominante de política para o ensino superior no Brasil. | pt |
dc.format.extent | 72-89 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.source | Currículo Lattes | - |
dc.subject | Ensino Superior | pt |
dc.subject | Reforma Universitária | pt |
dc.subject | Ditadura Civil-Militar | pt |
dc.title | Incríveis legados da 'reforma universitária' de 1968 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzy Filho 737, Mirante, CEP 17525000, SP, Brasil | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2237678X-2012-02-01-72-89.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Pensata: Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNIFESP | - |
dc.identifier.lattes | 6084129097745589 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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