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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115648
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Chaloba, Rosa Fátima de Souza [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Machado, Maria Teresa Garbin | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-03T11:52:25Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:19:44Z | - |
dc.date.available | 2015-03-03T11:52:25Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:19:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-19 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Maria Teresa Garbin. O ensino profissional estadual paulista dos anos de 1940 a 1970: trajetória na cidade de Orlândia. 2014. 263 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115648 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115648 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a história da Escola Técnica Estadual Professor Alcídio de Souza Prado, da cidade de Orlândia, localizada no interior do estado de São Paulo, desde sua instalação, em 1949, como Curso Prático Profissional, até o ano de 1978. Este recorte temporal é justificado pela extinção do 1º grau quando, após a profissionalização compulsória determinada pela Lei nº 5.692/71, a escola foi destinada a acomodar o 2º grau local. Desta forma, em atendimento à distribuição da rede física da época, acolheu cursos das outras escolas da cidade, ampliando significativamente sua clientela escolar. O Curso Prático Profissional de Orlândia, de 1949 a 1964, com matrículas em cursos de iniciação profissional para rápida inserção no mercado de trabalho, acolheu meninos e meninas após o curso primário, proporcionando uma formação para os que não tinham condições de continuidade de estudos. Com as denominações Escola Artesanal (1954), Escola Industrial (1963) e Ginásio Industrial (1965), a escola ofereceu ainda, de 1963 a 1978, o curso ginasial industrial, posteriormente denominado 1º grau. Este, ao contribuir para a ampliação da confiabilidade da população da cidade em relação à Escola Industrial, proporcionou sua inserção definitiva no cenário educacional da região. Portanto, o objetivo deste estudo é demonstrar a inserção da escola objeto deste trabalho no contexto econômico e social local, bem como sua importância como instituição escolar quanto à formação profissional na cidade de Orlândia. Uma vez que o ensino profissional possui particularidades, diferenciando-o do ensino propedêutico, foi apresentado inicialmente um relato a respeito da evolução deste tipo de ensino no estado de São Paulo. Para uma melhor apreciação da história da escola objeto deste trabalho e sua inserção local, foi resgatada a trajetória histórica da cidade na qual se insere, tendo como arcabouço ... | pt |
dc.description.abstract | This study presents the history of the Alcídio de Souza Prado State Technical School located in the city of Orlândia, State of São Paulo, since its opening in 1949 as a Vocational Practical Course, until the year 1978. This date is justified by the extinction of primary school when, upon compulsory professionalization brought by the enactment of Federal Law 5,692/71, the school was designed to accommodate the secondary school level. Thus, in accordance with the distribution of the Physical Network at that time, it hosted courses from other schools in the city, significantly expanding its clientele. The Vocational Practical Course of Orlândia, enrolling in vocational training courses for a quick entry into the labor market, welcomed, between 1949 and 1964, boys and girls after primary school, providing foundation for those who were unable to continue their studies. With the designations of Craft School (1954), Industrial School (1963) and Industrial Elementary School (1965), this study’s school also had, between 1963 and 1978, the industrial elementary course, later named primary school level. It contributed to expanding the credibility of the city’s population in the Industrial School, guaranteeing its final inclusion in the educational scenario of the region. Therefore, the purpose of this study is to demonstrate the integration of this school into the local economic and social contexts, as well as its importance as an educational institution for vocational training in the city of Orlândia. Since vocational education has particularities that differentiate it from Prep schools, a report on the evolution of that type of education in the state of São Paulo was initially prepared. For a better appraisal of the history of this school and its local insertion, the historical trajectory of its city was recovered and the Cultural History was used as a theoretical framework within the history of educational institutions. The main ... | en |
dc.format.extent | 263 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação - História | pt |
dc.subject | Ensino profissional - História | pt |
dc.subject | Ensino profissional - São Paulo (Estado) | pt |
dc.subject | Education | en |
dc.title | O ensino profissional estadual paulista dos anos de 1940 a 1970: trajetória na cidade de Orlândia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000810041.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000810041 | - |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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