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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115678
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dc.contributor.advisorDuarte, Newton [UNESP]-
dc.contributor.authorAssumpção, Mariana de Cássia-
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:19:48Z-
dc.date.available2015-03-03T11:52:27Z-
dc.date.available2016-10-25T20:19:48Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia. A prática social na pedagogia histórico-crítica e as relações entre arte e vida em Lukács e Vigotski. 2014. 172 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115678-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115678-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar as relações entre prática educativa e prática social na pedagogia histórico-crítica, adotando como referência os estudos de Lukács e Vigotski sobre as relações entre arte e vida. Partindo da premissa de que a análise teórica das relações dialéticas e mediadas entre arte e vida fornece contribuições relevantes para o entendimento das relações também dialéticas e mediadas entre educação e prática social. Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fontes principais: os quatro volumes da Estética e a Introdução a uma estética marxista, ambos de Lukács; a Psicologia da arte de Vigotski; Escola e democracia e Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações ambos de Saviani. O trabalho foi dividido em três capítulos: no primeiro capítulo analisamos os aspectos objetivos e subjetivos da prática no idealismo e no materialismo, bem como a estrutura da atividade, a formação humana e os processos de apropriação e objetivação. No capitulo dois estudamos a categoria de arte apresentando as contribuições de Lukács e Vigotski sobre as relações entre arte e vida. No terceiro capítulo analisamos a prática social na pedagogia histórico-crítica e o caráter mediador da educação escolar. Os resultados alcançados confirmaram nossa hipótese inicial compreendendo que as relações entre arte e vida acontecem de forma indireta. Tais relações dialeticamente surgem da vida e dela se afastam, intensificando os traços humanos que nela existem. Concluímos o estudo entendendo que a educação escolar e a arte promovem a humanização e o desenvolvimento da subjetividade incidindo mediada e indiretamente sobre a realidade objetiva. Ou seja, a educação escolar e o processo de transmissão intencional do conhecimento artístico contribuem efetivamente para o enriquecimento humano ...pt
dc.description.abstractThe objective this study was analyze the relationship between educational practice and social practice in historical-critical pedagogy, adopting as reference Lukács and Vygotsky studies about art and life relationship. We started from the hypothesized that a theoretical analysis of the dialectical and mediated relation between art and life brings relevant contributions to the understanding of equally dialectical and mediated relations between education and social practice. This was a theoric work based on historical-dialectical method, which carried out the bibliographic research technique considering as main sources: all the four volumes of the Aesthetics and the Introduction to Marxist aesthetics, both of Lukács; the Psychology of Art from Vygotsky; School and democracy and Historical-critical pedagogy: first approaches both from Saviani. The work was divided in three chapters: in the first chapter we analyze the subjective and objective aspects of the practice in the idealism and materialism, as well the structure of the activity, human development and the appropriation and objectification processes. In the second chapter we studied the category of art showing the Lukács and Vygotsky contributions about art and life relationship. In the third chapter we analyzes the social practice in the historical-critical pedagogy and mediator character of the education. The achieved results confirmed our initial hypothesis comprising that art and life relationship happens in an indirect way. Such relationship dialectally arises from life and depart from it, intensifying the traces which exist in it. We concluded the study understanding that the education and art to promote humanization and development of the subjectivity focusing mediated and indirectly on objective reality. The school education and the intentional transmission process of the artistic knowledge contribute effectively to individual humangeneric enrichmenten
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent172 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLukács, György 1885-1971pt
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPedagogia criticapt
dc.subjectArtept
dc.subjectVidapt
dc.subjectEducationpt
dc.titleA prática social na pedagogia histórico-crítica e as relações entre arte e vida em Lukács e Vigotskipt
dc.title.alternativeThe social practice in historical-critical pedagogy and the relationship between art and life in Lukács and Vygotskyen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000809868.pdf-
dc.identifier.aleph000809868-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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