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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115747
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dc.contributor.advisorGregolin, Maria do Rosário [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Thiago Ferreira da-
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:19:57Z-
dc.date.available2015-03-03T11:52:31Z-
dc.date.available2016-10-25T20:19:57Z-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Thiago Ferreira da. Convergência cultural, divergência nos olhares: práticas discursivas e construção de subjetividades na cultura da convergência. 2014. 102 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115747-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115747-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir e refletir a respeito da construção discursiva de identidades para as chamadas minorias sociais na cultura da mídia e do espetáculo em que vivemos atualmente. Inserido nas inverstigações coletivas do Grupo de Estudos em Análise do Discurso de Araraquara (GEADA), o projeto visa a explorar as articulações entre discurso, história e linguagens na construção de posições de sujeito que devem ser assumidas pelos espectadores das grandes mídias e que consequentemente vão gerar grupos de pertencimento em torno de identidades sociais pré-construídas e difundidas por essas mídias. Para tanto, tomamos como corpus o seriado Glee, produzido e transmitido pelo conglomerado midiático Fox Home Entertainment, e partindo dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso fundamentada nos trabalhos de Michel Pêcheux e Michel Foucault, buscamos desenvolver uma aventura teórica em que se demonstra como a construção dessas identidades se dá por meio de práticas discursivas que articulam saberes e poderes que subjetivam os indivíduos e os inserem em uma ordem do discurso. Procuramos evidenciar também que na atual configuração tecnológica-midiática, não basta, para desenvolver um estudo desse caráter, concentrar o olhar do pesquisador em uma única plataforma de mídia (como os episódios televisivos, no caso de Glee), mas considerando o caráter de acontecimento discursivo do objeto analisado e o fato de vivermos hoje na era da transmídia, é necessário correr esse olhar pelas diversas plataformas e materiais midiáticos a que esse objeto se estende: livros, filmes, DVDs, reality shows, etc.pt
dc.description.abstractCe travail a l’objectif de discuter et de réfléchir sur la construction discoursive d’indentités pour les dites minorités sociales dans la culture du média et du spectacle dans laquelle nous vivons. Ancré dans les investigations colectives du Grupo de Estudos em Análise do Discurso de Araraquara (GEADA), ce projet-là a-t-il l’intention d’explorer les articulations entre discours, histoire et langage dans la construction des positions-sujet qui doivent être assumées par les spectateurs des grands médias et que, par consequence, génèrent-ils des groupes d’appartenance en tour d’identités sociales prédéfinies et diffusées par ces médias. On prend pour corpus la série télévisée Glee, produite et diffusée par le conglomérat médiatique Fox Home Entertainment, et on part des réflexions théoriques de l’Analyse du Discours fondée sur les travails de Michel Pêcheux et Michel Foucault, en construisant une aventure théorique dans laquel on montre comment la construction de ces identités se donne à travers des pratiques discoursives qui articulent des savoirs et des pouvoirs qui produisent des sujets et qui les insèrent dans un “ordre du discours”. On essaie aussi de montrer que dans la configuration technologique-médiatique contemporaine il n’est pas suffisant concentrer le regarde du chercheur sur une plateforme médiatique spécifique (comme les episodes télévisées de Glee, par exemple); on doit considérer le caractère d’événement discoursif de l’objet analysé et le fait de qu’on vit dans l’ère du “transmédia”. Il faut donc parcourir, avec ce regarde, les plusieurs plateformes et matériels médiatiques auxquels cet objet s’étend : des filmes, des DVDs, des reality shows, etc.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent102 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectMinorias linguisticaspt
dc.subjectMídia socialpt
dc.subjectTelevisão - Seriadospt
dc.subjectDiscourse analysispt
dc.titleConvergência cultural, divergência nos olhares: práticas discursivas e construção de subjetividades na cultura da convergênciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000805887.pdf-
dc.identifier.aleph000805887-
dc.identifier.capes33004030009P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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