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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115775
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dc.contributor.advisorLamas, Rita de Cássia Pavani [UNESP]-
dc.contributor.authorNeves, Evandro Marques das-
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:20:00Z-
dc.date.available2015-03-03T11:52:32Z-
dc.date.available2016-10-25T20:20:00Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.citationNEVES, Evandro Marques das. Rigidez dos triângulos. 2014. 58 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115775-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115775-
dc.description.abstractEste trabalho tem por escopo apresentar um método pedagógico para utilização no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, baseado na investigação matemática via atividades experimentais, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos para a compreensão de conteúdos específicos da matemática, melhorar a sua aprendizagem e compreensão da necessidade de demonstração matemática. São propostas questões a serem respondidas durante o desenvolvimento das atividades experimentais, que levem os alunos a refletir, permitindo, assim, que eles conjecturem sobre a existência de um triângulo e sua rigidez. Neste método, o professor tem o papel de mediador. A rigidez do triângulo é demonstrada de duas formas alternativas, através de um caso de congruência e pela lei dos cossenos. Para tanto, é apresentada uma descrição da utilização dos triângulos desde os primórdios da história antiga, aspectos da metodologia da investigação matemática, propostas de atividades experimentais e fundamentação teórica. Os primeiros resultados de aplicação da proposta em sala de aula foram positivos, junto aos alunos do nono ano do ensino fundamentalpt
dc.description.abstractThis work has the purpose to present a teaching method for use in Secondary School and High School, based on mathematical research via experimental activities, in order to awaken the interest of the students for understanding of specific math content, improve their learning and understanding of the need for mathematical demonstration. Questions to be answered during the development of experimental activities that take students to reflect, thus allowing them conclude on the existence of a triangle and its stiffness are proposed. In this method, the teacher has the role of mediator. The rigidity of the triangle is shown in two alternative ways, through a case of congruence and the law of cosines. Therefore, a description of the use of triangles since the early days of ancient history, aspects of the methodology of mathematical research, and experimental activities proposed theoretical framework is presented. The first results of implementing the proposal in the classroom were positive, with students of the ninth year of elementary schoolen
dc.format.extent58 f. : il. color.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectTriangulo - estudo e ensinopt
dc.subjectCongruencias (Geometria)pt
dc.subjectMatemática - metodologiapt
dc.subjectMathematics Study and teachingpt
dc.titleRigidez dos triângulospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000807685.pdf-
dc.identifier.aleph000807685-
dc.identifier.capes31075010001P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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