You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuca, Tania Regina de [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Camila Maria Bueno-
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:34Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:20:03Z-
dc.date.available2015-03-03T11:52:34Z-
dc.date.available2016-10-25T20:20:03Z-
dc.date.issued2014-07-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Camila Maria Bueno. Ziembinski – o encenador dos tempos modernos: a construção de uma trajetória na crítica de Décio de Almeida Prado (1950-1959). 2014. 183 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115796-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115796-
dc.description.abstractNa primeira metade do século XX, em meio às transformações que permeavam o contexto nacional e mundial, a cultura brasileira passou por um processo de atualização liderado por personalidades que marcaram a história nacional. Os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial impulsionaram ou a vinda para o Brasil de artistas estrangeiros, como Ziembinski, que desempenhou papel importante no movimento de atualização estética que se anunciava desde a década de 1920. A trajetória de Ziembinski acabou por se confundir com a própria história do moderno teatro brasileiro, uma vez que ele envolveu-se nos principais projetos das décadas de 1940 e 1950. O objetivo desta pesquisa é analisar como se deu a sua legitimação na cena nacional, tanto pela crítica de Décio de Almeida Prado, outro expoente da crítica teatral e um renovador da sua prática entre nós, quanto pelo depoimento de seus contemporâneospt
dc.description.abstractIn the first half of the twentieth century, with the changes that permeated the national and global context, brazilian culture has undergone an upgrade process led by personalities that defined national history. The consequences of World War II boosted the arrival to Brazil from foreign artists such as Ziembinski, which played an important role in the movement of aesthetic update that was announced since the 1920s. Ziembinski's path is usually confused with theater modern history itself since he was involved in major projects of the 1940s and 1950s. The purpose of this research is to analyze how was its legitimacy on the national scene, both by critics of Décio de Almeida Prado, another exponent of dramatic criticism and a renewing of their practice among us, as well as the testimony of his contemporariesen
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipAsociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)-
dc.format.extent183 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectZiembinski, 1908-1978pt
dc.subjectPrado, Décio de Almeida 1917pt
dc.subjectTeatro brasileiropt
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectBrasil - História - Séc. XXpt
dc.subjectHistorypt
dc.titleZiembinski – o encenador dos tempos modernos: a construção de uma trajetória na crítica de Décio de Almeida Prado (1950-1959)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000810666.pdf-
dc.identifier.orcid0000-0002-8942-5237-
dc.identifier.aleph000810666-
dc.identifier.capes33004048018P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.