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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115821
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Mariano, Karina Lilia Pasquariello [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Fernanda Inocente | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-03T11:52:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:20:06Z | - |
dc.date.available | 2015-03-03T11:52:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:20:06Z | - |
dc.date.issued | 2010-02-24 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Fernanda Inocente. Estado, sociedade e políticas públicas de educação: O PCN de história para o Ensino Fundamental I no contexto das políticas neoliberais dos anos de 1990. 2010. 65 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115821 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115821 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa concentra-se no estudo de uma política pública educacional brasileira para o Ensino Fundamental I, que se institucionaliza a partir dos anos 90 no Brasil, mais especificamente em 1996-97, influenciada pela conjuntura política, econômica e social de décadas anteriores. Tem como objeto de estudo o documento oficial de política educacional: PCN de História para o Ensino Fundamental I. Para tanto, esta pesquisa se dividirá em dois importantes momentos. O primeiro dará destaque a uma investigação e análise dos objetivos e estratégias do Banco Mundial, especialmente, e demais organismos internacionais para as políticas públicas de educação básica I - no Brasil - na década de 90 do século passado. E o segundo momento dará destaque à investigação do PCN de História para o Ensino Fundamental I no que diz respeito aos seus fundamentos teóricos. A pesquisa tem como objetivo verificar se esta política curricular possui uma proposta subjacente aos objetivos dos organismos internacionais, colocando-se como elemento auxiliador destes para execução de suas metas. Sendo assim, a tese aqui revelada é a de que o PCN de História para o Ensino Fundamental I possui um caráter alienador, uma vez que apresenta uma proposta subserviente à lógica do capital, em detrimento de uma lógica humanizadora | pt |
dc.format.extent | 65 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Sociologia | pt |
dc.subject | Politicas publicas | pt |
dc.subject | Estado | pt |
dc.subject | Educação - Historia | pt |
dc.subject | Sociology | pt |
dc.title | Estado, sociedade e políticas públicas de educação: O PCN de história para o Ensino Fundamental I no contexto das políticas neoliberais dos anos de 1990 | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000806229.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000806229 | - |
dc.identifier.capes | 33004030017P7 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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