You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMariano, Karina Lilia Pasquariello [UNESP]-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Fernanda Inocente-
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:20:06Z-
dc.date.available2015-03-03T11:52:35Z-
dc.date.available2016-10-25T20:20:06Z-
dc.date.issued2010-02-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Fernanda Inocente. Estado, sociedade e políticas públicas de educação: O PCN de história para o Ensino Fundamental I no contexto das políticas neoliberais dos anos de 1990. 2010. 65 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115821-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115821-
dc.description.abstractEsta pesquisa concentra-se no estudo de uma política pública educacional brasileira para o Ensino Fundamental I, que se institucionaliza a partir dos anos 90 no Brasil, mais especificamente em 1996-97, influenciada pela conjuntura política, econômica e social de décadas anteriores. Tem como objeto de estudo o documento oficial de política educacional: PCN de História para o Ensino Fundamental I. Para tanto, esta pesquisa se dividirá em dois importantes momentos. O primeiro dará destaque a uma investigação e análise dos objetivos e estratégias do Banco Mundial, especialmente, e demais organismos internacionais para as políticas públicas de educação básica I - no Brasil - na década de 90 do século passado. E o segundo momento dará destaque à investigação do PCN de História para o Ensino Fundamental I no que diz respeito aos seus fundamentos teóricos. A pesquisa tem como objetivo verificar se esta política curricular possui uma proposta subjacente aos objetivos dos organismos internacionais, colocando-se como elemento auxiliador destes para execução de suas metas. Sendo assim, a tese aqui revelada é a de que o PCN de História para o Ensino Fundamental I possui um caráter alienador, uma vez que apresenta uma proposta subserviente à lógica do capital, em detrimento de uma lógica humanizadorapt
dc.format.extent65 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectSociologiapt
dc.subjectPoliticas publicaspt
dc.subjectEstadopt
dc.subjectEducação - Historiapt
dc.subjectSociologypt
dc.titleEstado, sociedade e políticas públicas de educação: O PCN de história para o Ensino Fundamental I no contexto das políticas neoliberais dos anos de 1990pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000806229.pdf-
dc.identifier.aleph000806229-
dc.identifier.capes33004030017P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.