Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115824
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Marques, Wilton José [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Sandanello, Franco Baptista | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-03T11:52:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:20:07Z | - |
dc.date.available | 2015-03-03T11:52:35Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:20:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-05-14 | - |
dc.identifier.citation | SANDANELLO, Franco Baptista. O escorpião e o jaguar: o memorialismo prospectivo d'O Ateneu, de Raul Pompéia. 2014. 261 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115824 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115824 | - |
dc.description.abstract | A tese de doutoramento aqui apresentada tem por objeto de estudo o romance O Ateneu, de Raul Pompéia, publicado em 1888 em folhetim pela Gazeta de Notícias e, meses mais tarde, em volume, pela tipografia do mesmo jornal. Estuda-se o processo narrativo da obra a partir de uma discussão inicial de sua recepção crítica, em que se observam três tendências interpretativas distintas: uma primeira de viés biográfico, bastante comum até a década de 1940; uma segunda, de viés social, iniciada logo após a anterior, e continuada ainda hoje; e uma última, de viés revisionista, mais atual, pautada na análise de aspectos até então considerados acessórios pela crítica. Dentre estes aspectos, está o tratamento cada vez mais aprofundado da narração autodiegética e do memorialismo latente já no subtítulo do romance – “Crônica de saudades”. Para tanto, discute-se a seguir a natureza teórica da narrativa de memórias, levantando-se diversos textos de teoria da narrativa como embasamento teórico da exposição. Propõe-se, assim, o uso de uma terminologia que busca categorizar em três grandes grupos as narrativas de memórias, de acordo com sua orientação mais voltada para o passado da ação – “narrativa retrospectiva” –, para o presente da narração – “narrativa presentificativa” – ou para o processo de leitura e recepção das memórias – “narrativa prospectiva”. A análise posterior de diversos elementos da narração d’O Ateneu chega à conclusão de que o romance de Pompéia representa um exemplo acabado de “narrativa prospectiva”, em que o narrador manipula a infância vivida no internato para fazer-se de vítima do sistema, e, assim, reverter a lógica de opressão a que fora submetido no Ateneu | pt |
dc.description.abstract | The present thesis has for its main objective the study of O Ateneu, by Raul Pompeia, a novel published as a feuilleton in Gazeta de Notícias in 1888 and printed a few months later in book format at the offices of the same newspaper. Starting with an initial discussion of its critical reception, in which are regarded three different interpretative tendencies – a “biographical” one, commonly found until 1940; a “social” one, started around 1940 and still active nowadays; and a “revisionist” one, the most current tendency, on the analysis of many aspects of the novel regarded so far as of a lesser importance – it is emphasized the evaluation of its autodiegetic narration and of its latent memoirism, already foreseen in the novel’s subtitle – “Crônica de saudades”. The theoretical nature of memoirist narrative is discussed afterwards with the support of a variety of theoretical texts. Finally, a terminology that arranges three major groups of memoiristic narratives, according to their orientation towards the past of the diegesis – “retrospective narrative” –, the present of the narration – “presentificative narrative” – or the reading process and the reception of the memoirs – “prospective narrative” – is propounded. The analysis of important elements of O Ateneu’s narration concludes that Pompeia’s novel represents a perfect example of a “prospective narrative”, in which the narrator manipulates the remembrance of his childhood to perform the role of a victim, therefore reversing the logic of oppression to which he was subdued in Ateneu | en |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 261 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Pompeia, Raul 1863-1895 | pt |
dc.subject | Literatura | pt |
dc.subject | Literatura brasileira | pt |
dc.subject | Memoria | pt |
dc.subject | Narrativa (Retorica) | pt |
dc.subject | Brazilian literature | pt |
dc.title | O escorpião e o jaguar: o memorialismo prospectivo d'O Ateneu, de Raul Pompéia | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000810035.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000810035 | - |
dc.identifier.capes | 33004030016P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.