You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115923
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRamirez, Maria Dolores Aybar [UNESP]-
dc.contributor.authorRomero, Joyce Conceição Gimenes-
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:42Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:20:21Z-
dc.date.available2015-03-03T11:52:42Z-
dc.date.available2016-10-25T20:20:21Z-
dc.date.issued2014-04-23-
dc.identifier.citationROMERO, Joyce Conceição Gimenes. O perigo das águas: aspectos do feminino terrível em Gustavo Adolfo Bécquer, Octavio Paz e Eduardo Galeano. 2014. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115923-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115923-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma reflexão acerca da configuração das personagens fantásticas femininas nas três seguintes obras: “Ojos Verdes” (1861), de Gustavo Adolfo Bécquer; “Mi vida con la ola” (1949-50), de Octavio Paz e “Historia del lagarto que tenía la costumbre de cenar a sus mujeres” (1993), de Eduardo Galeano. Tendo em vista a perspectiva dos estudos mitocríticos que contemplam o aspecto ancestral do feminino maléfico, observa-se o modo como se produzem as manifestações da mulher fatal, vinculada ao feminino terrível e às águas nas literaturas de diferentes épocas. Analisa-se, assim, a representação simbólica que denominamos mulher-sereia, imagem que, repleta da carga mítica, se apresenta nos três contos construindo a figura arquetípica de mulher sedutora e atraente, mas causadora de danos, perigosa e por vezes, fatal. Atenta-se, ainda, para a questão do gênero literário nos referidos contos, analisando sua construção através da personagem feminina, enquanto representação do fenômeno insólito que aparece nas narrativaspt
dc.description.abstractThis work presents a reflection about the configuration of fantastic female characters in the following three works: “Ojos Verdes” (1981), by Gustavo Adolfo Bécquer, “Mi vida con la ola” (1949-50), by Octavio Paz and “Historia del lagarto que tenía la costumbre de cenar a sus mujeres” (1993), by Eduardo Galeano. In view of the mythcritical studies prospect that comtemplates the malefic female ancestral aspect, observe the way that they produce the manifestations of the femme fatale, linked to the terrible female and to the waters in different times. Thus analized a symbolic representation that we call mermaid-woman, a image that, full of mythical load, presents in these three tales on contours of the archetypal figure of seductive and attractive woman, but damage causer, dangerous and sometimes, deadly. Also, attentive to the literary genre issue in these tales analyzing its construction through the female character, as an unusual phenomenon representation in the narrativesen
dc.format.extent119 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectBécquer, Gustavo Adolfo 1836-1870pt
dc.subjectPaz, Octavio 1914-1998pt
dc.subjectGaleano, Eduardo H. 1940pt
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectLiteratura fantásticapt
dc.subjectFantasy literatureen
dc.titleO perigo das águas: aspectos do feminino terrível em Gustavo Adolfo Bécquer, Octavio Paz e Eduardo Galeanopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000810225.pdf-
dc.identifier.aleph000810225-
dc.identifier.capes33004030016P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.