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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115980
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dc.contributor.advisorSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]-
dc.contributor.authorGiraldi, Luciana Ponce Bellido-
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:20:29Z-
dc.date.available2015-03-03T11:52:48Z-
dc.date.available2016-10-25T20:20:29Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.citationGIRALDI, Luciana Ponce Bellido. Percepções sobre trajetórias escolares de alunos do ensino fundamental: os contextos, os tempos e as relações. 2014. 364 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115980-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/115980-
dc.description.abstractEsta pesquisa pretendeu dar continuidade a um estudo desenvolvido durante o mestrado ao propor o acompanhamento das trajetórias escolares dos mesmos estudantes encontrados naquela ocasião. De tal forma, esta investigação teve o intuito de verificar a continuidade da escolarização de alunos que apresentaram, segundo determinadas professoras e num dado momento, desempenhos altos, médios e baixos e, analisar a possibilidade de ocorrer mudanças e/ou estabilidades em concepções e expectativas de professores, familiares e alunos sobre o desempenho escolar destes. A metodologia utilizada por esta pesquisa foi proposta ao longo de dois anos, 2011 e 2012. Inicialmente, os estudantes foram localizados nas escolas de um município do interior do Estado de São Paulo. Eles estavam distribuídos em três instituições, uma de Ensino Fundamental I e duas que atendiam os alunos do Ensino Fundamental II. No segundo ano de coleta de dados, houve a inclusão de mais uma escola, deste nível de ensino, pois uma das meninas acompanhadas passou a estudar em tal local, totalizando quatro instituições. Participaram desta pesquisa, vinte e três professores, onze alunos e os seus respectivos familiares. Os professores foram selecionados sob o critério de ministrarem aulas a tais alunos; eles atuavam como pedagogos, responsáveis pelo reforço escolar (Fundamental I) ou pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática (Fundamental II). Como fontes de informações foram empregadas, ao longo de dois anos: entrevistas com os diferentes participantes, observações de aulas e de reuniões de conselhos de curso, proposta de produção de um texto autobiográfico, análise de documentos escolares e questionário para caracterizar a turma em que os alunos estavam matriculados. Os dados obtidos foram analisados com base em uma perspectiva contextual e individual. Os principais resultados alcançados indicaram que as escolas e, sobretudo, as turmas ...pt
dc.description.abstractThis research intended to continue the study developed during Masters by monitoring school trajectories from the same students found in that occasion. Therefore, this study aimed to verify the continuity of schooling for students who presented, at some stage, high, average and low performances, and examine the possibility of changes and/or stabilities in conceptions and expectations from teachers, family and students about the academic performance of those. The methodology of data collection for this research was proposed over the course of two years, 2011 and 2012. Initially, the acompanied students were found in schools from a city in the State of Sao Paulo. They were divided into three educational units, one from Elementary School and two others which attended Middle School students. In the second year of data collection, another Elementary School was added, because one of the accompanied students moved to it, totaling four institutions. Eleven students and their respective families took part in this study, which compounded the Master’s dissertation. The teachers were selected under the criteria of having ministered classes to these students, and, by the end of the second year of data collection, twenty-three teachers had participated, through teaching classes as pedagogues or being responsible for reinforcement classes (Elementary School) or the disciplines of Portuguese and Mathematics (Middle School). As a source of information, it was used along two years: interviews, classroom observations and board meetings. There were also the obtaining of school documents, such as report cards, student’s activities, records of disciplinary incidents, documents about the organization of the schools. Besides, in 2012, a questionnaire was applied aiming to characterize the classes in which the students were enrolled. The students from the observed classrooms were also asked to write an autobiographical text recounting their experiences in ...en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent364 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAlunospt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectRendimento escolarpt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectDesempenhopt
dc.titlePercepções sobre trajetórias escolares de alunos do ensino fundamental: os contextos, os tempos e as relaçõespt
dc.title.alternativePerceptions About Students’ School Trajectories in Elementary Education: Contexts, Times and Relationsen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2011/08917-5-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000809885.pdf-
dc.identifier.aleph000809885-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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