You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/116051
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWelch, Clifford Andrew [UNESP]-
dc.contributor.authorFarias, Maria Isabel-
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:20:40Z-
dc.date.available2015-03-03T11:52:58Z-
dc.date.available2016-10-25T20:20:40Z-
dc.date.issued2013-12-12-
dc.identifier.citationFARIAS, Maria Isabel. Os processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paraná. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/116051-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/116051-
dc.description.abstractEste trabalho teve a intensão de identificar e refletir sobre os processos de desterritorialização e territorialização da Educação do Campo e das Escolas no/do Campo no contexto da luta pelo direito de uma educação pensada para e com os sujeitos do campo. A partir de um estudo detalhado do conflito entre estes dois processos na região sudoeste do Estado do Paraná. A presente obra utiliza os conceitos geográficos de territorialização e desterritorialização do lugar da educação básica no campo para marcar a ascensão de uma forma enquanto outra está em declínio, mostrando as contradições vividas pelas Escolas do Campo e da Educação do Campo enquanto movimentos. A dissertação também emprega os conceitos de território, espacialização, Estado e Políticas Públicas para examinar os processos. A década de 1990 foi marcada pelo grande número de escolas cessadas no Brasil, no Estado do Paraná, e também na região Sudoeste. É neste contexto, que nasce no seio dos movimentos sociais o Movimento por Uma Educação do Campo, justamente para desafiar a realidade posta pelo fechamento das escolas...pt
dc.description.abstractThis thesis intends to identify and reflect on the processes of closing schools in the countryside at the same time that a struggle was underway to expand and revitalize the rural school system. This new system is known in Brazil as Educação do Campo, which roughly translates as Education for the Countryside, representing an innovative approach to revitalizing both the rural school system and rural life itself. Initiated by the MST as a strategy for mobilizing landless rural workers, it was incorporated as part of national agrarian reform policy in the late 1990s. From a detailed study of the conflict between these two processes in the southwestern region of the state of Paraná, the present work analyzes the territorialization and de-territorialization of the place of basic education in rural areas. Concepts identified with the discipline of geography, they are used here to map the rise of one form of rural education while another is in decline, demonstrating the contradictions experienced by schools as spaces of dispute in agricultural communities. The study highlights the main categories and concepts investigated: territory, de-territorialization, spatialization, rural education, state, public policy, and rural schools...en
dc.format.extent129 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectEducação do campopt
dc.subjectGeografia políticapt
dc.subjectGeografia ruralpt
dc.subjectGeographyen
dc.titleOs processos de territorialização e desterritorialização da educação do campo no sudoeste do Paranápt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000804678.pdf-
dc.identifier.aleph000804678-
dc.identifier.capes33004129042P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.