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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/116065
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Zuin, João Carlos Soares [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Hartog, François [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Fernanda Inocente | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-03T11:52:58Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:20:41Z | - |
dc.date.available | 2015-03-03T11:52:58Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-31 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Fernanda Inocente. O sentido da história para a École des Annales. 2014. 162 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/116065 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/116065 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo revelar as contribuições historiográficas da primeira geração da Ecole des Annales para compreensão da realidade social, buscando demonstrar qual o sentido da historia para este movimento. Vai, ainda, ao longo do trabalho demonstrar a presença de elementos da primeira geração nas gerações atuais dos Annales. Por ultimo, revelarà a importância e atualidade que o novo campo semântico e a nova narrativa histórica proposta pela primeira geração dos Annales possui para a compreensão da realidade social dos dias de hoje. Procuramos aqui destacar como a narrativa de testemunho e a historia das mentalidades na historiografia são a herança dos Annales (primeira geração), considerando e respeitados todos os diferentes rumos e caminhos tomados pelos posteriores diretores da corrente, mas ressaltando que elementos e noções introduzidas por Febvre e Bloch foram de fundamental importância para a construção de uma narrativa que procura compreender a realidade social, agora, à partir de uma visão mais global – a historia total -, atendo-se não mais somente no fenômeno politico mas, sobretudo, aos sujeitos, todos eles, responsáveis pela sua construção, incluindo em especial as “massas anônimas”. A pesquisa valeu-se da investigação de bibliografias dos historiadores vinculados à corrente historiográfica, bem como de seus interpretes e, por ultimo, de documentos de correspondências referentes à primeira geração. A investigação à partir das correspondências foi possivel através de um estagio doutoral realizado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales | pt |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 162 f. : fots. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ciências sociais | pt |
dc.subject | História | pt |
dc.subject | Historia - Metodologia | pt |
dc.subject | Historiografia | pt |
dc.subject | Social sciences | pt |
dc.title | O sentido da história para a École des Annales | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000809954.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000809954 | - |
dc.identifier.capes | 33004030017P7 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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