You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/116083
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDal Ri, Neusa Maria-
dc.date.accessioned2015-03-03T11:53:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:20:44Z-
dc.date.available2015-03-03T11:53:01Z-
dc.date.available2016-10-25T20:20:44Z-
dc.date.issued2004-03-05-
dc.identifier.citationDAL RI, Neusa Maria. Educação democrática e trabalho associado no contexto político-econômico do movimento dos trabalhadores rurais sem terra. 2004. 315 f. Tese (livre-docência) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/116083-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/116083-
dc.description.abstractOs objetivos deste trabalho são os de expor os elementos pedagógicos principais presentes nas escolas Construindo o Caminho e Instituto de Educação Josué de Castro, verificar qual a força determinante na organização da proposta educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e elucidar se essa proposta contém elementos educacionais de interesse para as classes trabalhadoras em geral, do ponto de vista democrático e popular. A investigação revelou que o modo de apropriação do excedente econômico e a luta de classes constituem-se na força determinante na organização da proposta educacional e, também, que as escolas do Movimento, estruturadas e organizadas de forma diferente daquela usualmente encontrada nas escolas oficiais, colocam em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores e funcionários.pt
dc.description.abstractThe purposes of this work are to state the main pedagogic elements of the schools Construindo o Caminho and Instituto de Educação Josué de Castro, find out the determinant component in the organization of the educational proposal of the Landless Farmworkers Movement, and make it clear whether or not that proposal encompasses the educational elements that may interest working classes in general, in a democratic and popular view. Investigation findings showed that the way economic surplus appropriation is done and the classes struggle constitute the determinant force in its educational proposal organization; and, also, that the Movement’s schools, structured and organized in a quite distinct way from the ordinary ones belonging to the State, give emphasis to educational categories such as association between teaching and work as well as democratic management shared between students, teachers and their staff members.en
dc.format.extent315 f. il. color. anexo-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDemocratização da educaçãopt
dc.subjectAutogestão na educaçãopt
dc.subjectTrabalhadores rurais - Educaçãopt
dc.subjectEducationen
dc.subjectWorken
dc.subjectManagementen
dc.subjectLandless Farmworkers Movement (MST)en
dc.titleEducação democrática e trabalho associado no contexto político-econômico do movimento dos trabalhadores rurais sem terrapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filedalri_nm_ld_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000223407-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.