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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117869
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Da-
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.date.accessioned2015-03-19T16:20:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:36:22Z-
dc.date.available2015-03-19T16:20:25Z-
dc.date.available2016-10-25T20:36:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862013000100002-
dc.identifier.citationRevista Psicopedagogia. Associacao Brasileira de Psicopedagogia, v. 30, n. 91, p. 3-11, 2013.-
dc.identifier.issn0103-8486-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117869-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117869-
dc.description.abstractOBJECTIVE: The objective this study was to compare the performance of students with and without learning disorder in reading, writing, phonological awareness, processing speed and work memory phonological. METHOD: Participated in this study 40 students from 2ª to 4ª grades of elementary education, divided into GI (20 students without learning difficulties) and GII (20 students with learning disabilities). As procedure, we used the tests of reading, writing, phonological awareness, processing speed and work memory phonological of the Test Cognitive-Linguistic Performance - collective and individual version. RESULTS: The results of this study pointed statistically significant differences, suggesting better performance of GI in relation to GII in skills of reading, writing, processing speed and work memory phonological. There was no statistically significant difference in skill of phonological awareness between the groups compared. CONCLUSION: We concluded that the performance of students with learning disabilities in skills of reading, writing, processing speed and work memory phonological showed altered, indicating a limitation in the linguistic performance compared to students without learning disabilities. Concerning the skill of phonological awareness, the students with learning disabilities showed similar difficulty to the group of students without learning difficulties, suggesting that this difficulty is not specific to students with learning disabilities.en
dc.description.abstractOBJETIVO: O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de escolares com e sem transtorno de aprendizagem em leitura, escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológica. MÉTODO: Participaram deste estudo 40 escolares de 2ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, divididos em GI (20 escolares sem dificuldades de aprendizagem) e GII (20 escolares com transtorno de aprendizagem). Como procedimento, foram realizadas as provas de leitura, escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológica do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico - versão coletiva e individual. RESULTADOS: Os resultados deste estudo evidenciaram diferença estatisticamente significante, sugerindo desempenho superior do GI em relação ao GII nas habilidades de leitura, escrita, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológica. Não ocorreu diferença estatisticamente significante na habilidade de consciência fonológica entre os grupos comparados. CONCLUSÃO: O desempenho de escolares com transtorno de aprendizagem nas habilidades de leitura, escrita, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológica apresenta-se alterado, apontando para uma limitação no desempenho linguístico em comparação aos escolares sem dificuldades de aprendizagem. Em relação à habilidade de consciência fonológica, os escolares com transtorno de aprendizagem apresentaram dificuldades semelhantes ao grupo de escolares sem dificuldades, o que sugere que essa dificuldade não é específica de escolares com transtorno de aprendizagem.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent3-11-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociacao Brasileira de Psicopedagogia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectMemóriapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducationen
dc.titleDesempenho de escolares com e sem transtorno de aprendizagem em leitura, escrita, consciência fonológica, velocidade de processamento e memória de trabalho fonológicapt
dc.title.alternativePerformance of students with and without learning disabilities in reading, writing, phonological awareness, processing speed and work memory phonologicalen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP FFC-
dc.description.affiliationUNESP FFC Departamento de Fonoaudiologia-
dc.description.affiliationUnespUNESP FFC-
dc.description.affiliationUnespUNESP FFC Departamento de Fonoaudiologia-
dc.identifier.scieloS0103-84862013000100002-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-84862013000100002.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Psicopedagogia-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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