You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Cristina Camargo De-
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.date.accessioned2015-03-19T16:20:25Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:36:22Z-
dc.date.available2015-03-19T16:20:25Z-
dc.date.available2016-10-25T20:36:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862013000200004-
dc.identifier.citationRevista Psicopedagogia. Associacao Brasileira de Psicopedagogia, v. 30, n. 92, p. 105-112, 2013.-
dc.identifier.issn0103-8486-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117870-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117870-
dc.description.abstractOBJECTIVE: This study aimed to characterize and compare the motor performance of children with developmental dyslexia, learning disabilities and learning difficulties. METHODS: A total of 40 students from 2nd to 4th grade of primary school, aged 7-11 years old, both genders, divided into four groups participated in this study: GI: composed by 10 students with developmental dyslexia, GII: composed by 10 students with learning disabilities, GIII: composed by 10 students with learning difficulties and GIV: composed by 10 students with good academic performance paired according to age and grade with GI, GII and GIII. After signing the informed consent by the parent or guardian, the students were submitted to a Motor Assessment Scale. RESULTS: The results were analyzed by means of statistical analysis using the following tests: Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, Friedman, Wilcoxon Signed Posts and Spearman correlation, indicating that the groups I and II showed lower performance for the tests of balance and spatial organization and these groups differed from each other on the gross motor function test, in which GI was lower than all other groups and GII was inferior than all other groups in the test of Temporal Organization, while scholars who belong to GIII and GIV present similar motor profile.en
dc.description.abstractOBJETIVO: Este estudo teve por objetivos caracterizar e comparar o desempenho motor de escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem. MÉTODO: Participam deste estudo 40 escolares da 2ª a 4ª série do ensino fundamental, na faixa etária de 7 a 11 anos, de ambos os gêneros, distribuídos em quatro grupos: GI: composto por 10 escolares com dislexia do desenvolvimento, GII: composto por 10 escolares com transtornos de aprendizagem, GIII: composto por 10 escolares com dificuldades de aprendizagem e GIV: composto por 10 escolares com bom desempenho acadêmico pareados segundo a faixa etária e escolaridade com o GI, GII e GIII. Após a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis, os escolares foram submetidos à Escala de Avaliação Motora. RESULTADOS: Os resultados foram analisados por meio de análise estatística com emprego dos testes de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney, Friedman, Postos Sinalizados de Wilcoxon e Correlação de Spearman, evidenciando que os grupos I e II apresentaram desempenhos inferiores nas provas de equilíbrio e organização espacial e esses grupos diferenciam-se entre si quanto à prova de função motora grossa, na qual o GI foi inferior a todos os demais grupos, e o GII foi inferior a todos os outros grupos na prova de Organização Temporal, enquanto que os escolares de GIII e GIV apresentam perfil motor semelhante.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.format.extent105-112-
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociacao Brasileira de Psicopedagogia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectDestreza motorapt
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectMotor skillsen
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectLearning disordersen
dc.subjectEvaluationen
dc.titleDesempenho motor de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagempt
dc.title.alternativeMotor performance of students with dyslexia, learning disabilities and learning difficultiesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia-
dc.identifier.scieloS0103-84862013000200004-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-84862013000200004.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Psicopedagogia-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.