You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDarido, Suraya Cristina [UNESP]-
dc.contributor.authorAcedo, Leandro Mori-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:04:55Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:36:32Z-
dc.date.available2015-03-23T15:04:55Z-
dc.date.available2016-10-25T20:36:32Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationACEDO, Leandro Mori. Valores e atitudes: uma análise de artigos na educação física escolar. 2008. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117948-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117948-
dc.description.abstractÉ notória a crescente preocupação com os aspectos éticos e morais quando se refere à Educação no Brasil. Não poderia ser diferente com a Educação Física escolar, já que se trata de um componente curricular obrigatório dentro da Educação Básica. Apesar da tentativa crescente de conscientização da importância dos valores enquanto conteúdos explícitos na educação formal, não se têm claro quais deveriam fazer parte do planejamento dos professores. Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar um levantamento de artigos em periódicos científicos da Educação Física que abordassem valores e atitudes presentes na disciplina. Em outras palavras buscou-se mapear e analisar quais valores e atitudes são esses na Educação Física, no contexto escolar. Para a seleção dos periódicos científicos analisados, foram seguidos os seguintes critérios: revistas específicas da Educação Física; trabalhos propostos à publicação julgados por pareceristas; acesso tanto ao resumo quanto ao trabalho na íntegra; acesso a todos os números das revistas publicados entre os anos de 1998 e 2007. A análise quantitativa constatou que o número de artigos científicos que abordaram o tema valores e atitudes nos últimos dez anos foi pequeno. Entre aproximadamente 1000 artigos analisados, foram localizados apenas 40 artigos. Apesar do número reduzido de artigos, observou-se uma tendência no aumento das publicações a partir de 2002, seguindo tendência da área da Educação. Valores como alteridade, socialização, voluntariedade, estética e saúde apareceram nos artigos analisados. O tema de valores e atitudes é discutido na produção científica da Educação Física, embora ainda de forma incipiente, e os temas analisados são bastante abrangentes.pt
dc.format.extent49 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectValorespt
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.titleValores e atitudes: uma análise de artigos na educação física escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileacedo_lm_tcc_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000570780-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.