You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSavi, Antonio Francisco [UNESP]-
dc.contributor.authorAlbuquerque, João Marcos Reichert-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:04:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:36:34Z-
dc.date.available2015-03-23T15:04:57Z-
dc.date.available2016-10-25T20:36:34Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, João Marcos Reichert. Avaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de caso. 2013. 52 f. , 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117967-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117967-
dc.description.abstractTransport is one the essential services for the development of most economic activities. In the forestry sector, the main transport used to carry wood from the forest to local consumption is road. The transport increases the producing costs of wood and may be responsible of a high percentage in the final price of the wood sold in the industry. To reduce the company’s costs and increase the efficiency of forest production those transport activities must be analyzed and improved. In that context, an economic analysis is the main objective of this work, evaluating three different types of log transport from a sawmill in São Paulo´s Southwest region. For this, a data collection was done to compound the costs and the incomes of timber transport, and that way, to do the economic analyses of each transport. The monitoring activities were done in the second 2013 half-year and the research achieved economic viability results utilizing tools and methods of Economic Engineeringen
dc.description.abstractO transporte é um dos serviços indispensáveis para o desenvolvimento da maioria das atividades econômicas. No setor florestal brasileiro, o principal meio utilizado para transportar madeira da floresta para os locais de consumo é o transporte rodoviário. O transporte é o elemento que mais onera o custo de produção da madeira, podendo ocasionar, em certas situações, um elevado percentual no preço final da madeira colocado na indústria. Para que as empresas do setor possam reduzir esses desembolsos e aumentar a eficiência da cadeia produtiva florestal é necessário que as atividades de transporte sejam avaliadas e aprimoradas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar economicamente três tipos de composições veiculares de carga utilizadas no transporte de tora de uma serraria da região Sudoeste do Estado de São Paulo. Para isso, realizou-se um levantamento de dados para a composição dos custos e receitas do transporte florestal, e deste modo, executar a análise econômica dos veículos. O acompanhamento das atividades ocorreu durante o segundo semestre de 2013 e a pesquisa alcançou os resultados da viabilidade econômica utilizando ferramentas e métodos de Engenharia Econômicapt
dc.format.extent52 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProdutos florestais - Transportept
dc.subjectMadeira - Transporte - Custospt
dc.subjectTransporte rodoviario de carga - Aspectos econômicospt
dc.subjectTransportes - Custo operacionalpt
dc.subjectViabilidade economicapt
dc.subjectForest products - Transportationpt
dc.titleAvaliação econômica de diferentes composições veiculares empregadas no transporte rodoviário de madeira: estudo de casopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000788351.pdf-
dc.identifier.aleph000788351-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.