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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117997
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugênio da Silva [UNESP]-
dc.contributor.advisorGabriel, Eliana Maria Nicolini [UNESP]-
dc.contributor.authorAlmeida, Mariana Rodrigues de-
dc.date.accessioned2015-03-23T15:05:03Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T20:36:38Z-
dc.date.available2015-03-23T15:05:03Z-
dc.date.available2016-10-25T20:36:38Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationALMEIDA, Mariana Rodrigues de. O cerrado da Escola do Meio Ambiente traduzido em saberes para a sua preservação. 2009. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/117997-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/117997-
dc.description.abstractO Cerrado é uma vegetação que já chegou a ocupar mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, o que correspondia a 22% do território nacional. Ele vem sofrendo intensas agressões e interferências do homem e, por isso, está quase desaparecendo. O município de Botucatu possui muitos remanescentes deste bioma, e um deles está situado na Escola do Meio Ambiente/EMA (22°55'23”S e 48°27'28”W), local onde foi realizado o presente estudo. O objetivo deste trabalho é a produção de uma publicação sobre o bioma Cerrado. Para a produção deste material levou-se em conta os dados de um levantamento florístico do fragmento de Cerrado inserido na àrea da EMA, bem como dados de um questionário, que visa testar a hipótese de que a maioria das pessoas desconhece a vegetação deste bioma, desconhecendo inclusive que ela existe em Botucatu. Com dez perguntas abertas e fechadas, este questionário foi aplicado à pessoas que trabalham e/ou frequentam sete instituições (E.E. Parque Residencial 24 de Maio, E.M.E.F. Nair Amaral, PSF - Posto Saúde da Família do Jd. Aeroporto, ITE - Instituto Toledo de Ensino, FATEC - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, ETA - Estação de Tratamento de Água e a Fundação CASA - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente de Botucatu) situadas no mesmo bairro ou bairros vizinhos à EMA, locais onde, ainda, existem remanescentes desta vegetação. O levantamento florístico no fragmento de Cerrado da EMA mostrou que até o momento foram identificadas cinqüenta e duas espécies vegetais. A análise dos questionários demonstrou o desconhecimento dos entrevistados em relação à Flora do Cerrado local. Após a análise dos dados ficou clara a necessidade de produção de um material sobre este bioma, assim como acentuar a importância do trabalho de Educação Ambiental realizado na EMApt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCerradopt
dc.subjectFlorísticapt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.titleO cerrado da Escola do Meio Ambiente traduzido em saberes para a sua preservaçãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filealmeida_mr_tcc_botib.pdf-
dc.identifier.aleph000636752-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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