Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118100
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Araujo, Tânia Cristina Buzatto de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:05:43Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T20:36:50Z | - |
dc.date.available | 2015-03-23T15:05:43Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T20:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Tânia Cristina Buzatto de. A importância da arte-educação na educação infantil. 2010. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/118100 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/118100 | - |
dc.description.abstract | O Trabalho de Conclusão de Curso na área de Arte e Educação terá por objetivo refletir sobre a temática da “Arte-educação” tendo como problemática central “A importância da arte-educação na educação infantil”. A importância arte no desenvolvimento infantil é indiscutível, pois a experiência artística é um fator humanizador, cultural, que cria inúmeras significações e produz em cada um a percepção da própria capacidade de transformação, além de proporcionar a oportunidade de desenvolvimentos de potenciais, comunicação e interação. Portanto, a arte-educação, uma abordagem, influenciada pelo pósmodernismo, que tem como objetivo fundamental o desenvolvimento da habilidade crítica de interpretação das obras de arte, assim como dos elementos visuais que compõem a vida contemporânea, levando em conta o contexto social e cultural, faz com que as crianças tenham, além do encorajamento de sua originalidade, liberdade e espontaneidade, um ensino que se sustenta na inter-relação entre história da arte, leitura da obra e o fazer artístico. Para tal estudo será tratada a história da arte no Brasil, a arte na escola brasileira desde os seus primórdios, a importância desta para a formação do ser social infantil. A metodologia utilizada para a elaboração e desenvolvimento deste trabalho se realizará através da abordagem qualitativa, feita por pesquisa bibliográfica para justificar a problemática em questão. | pt |
dc.format.extent | 66 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação artística (Ensino fundamental) | pt |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Arte e historia | pt |
dc.subject | Expressão infantil | pt |
dc.title | A importância da arte-educação na educação infantil | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | araujo_tcb_tcc_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000634768 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.